Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Food Trucks: veja como fazer a limpeza correta e evitar contaminações

Em meados de 2013, os food trucks se tornaram uma febre no Brasil e ficaram conhecidos pela praticidade ao oferecerem refeições na rua, o que os mantém populares até hoje. Devido à agitação do dia a dia, pessoas escolhem um alimento pronto ao invés de se deslocarem até um restaurante. Esses caminhões de comida vendem diversos pratos como massas, porções de batata, lanches gourmet, comidas de outras culturas como mexicanas, alemã, italiana, entre outras.

Como há um grande número de clientes adeptos aos food trucks e o negócio trabalha diretamente com alimentação, é preciso que os proprietários tenham um sistema de limpeza profunda a fim de evitar qualquer tipo de contaminação e seguir corretamente todas as normas de vigilância sanitária para que atendam o público de forma higiênica. Como a preparação dos alimentos nos foods truck é visível para os clientes, é importante sempre descartar o lixo corretamente e manter os equipamentos sem defeitos, para que os clientes saibam que o processo é salubre.  

A bancada também deve estar sempre higienizada, assim como os equipamentos para preparar os alimentos como chapas, panelas, colheres e espátulas. Para impedir que as bactérias se proliferem, há detergentes clorados que esterilizam os utensílios e a bancada. Para limpar as chapas é recomendado que se use produtos próprios para essa superfície como detergentes com ação desengordurante. É recomendado que se limpem os utensílios com escovas especiais para uma limpeza profunda e retire o restante dos resíduos com bastante água para remover os restos do produto aplicado.

Outras formas de manter o local limpo é alternar as tábuas de corte; pincelar a grelha entre o preparo de carnes de aves, vermelhas e peixes; limpar a mesa de vapor e lavar os tapetes e cobrir os itens com filme plástico. Se o espaço tiver mesas, limpá-las sempre após um cliente sair ajudará a manter a organização. Além disso é importante limpar o chão com produtos multiuso especiais para limpezas de caminhões de alimentos.

A limpeza de food trucks é essencial para que os clientes sintam vontade de retornar mais vezes, por isso é importante que os donos e funcionários se preocupem com esse detalhe. A Weinberger possui as melhores escovas para limpezas de utensílios de alimentos, acesse o site e peça um orçamento!

 

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.