Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Limpeza industrial rápida e eficiente é possível, saiba como!

Manter o ambiente industrial limpo e em condições de trabalho é uma das tarefas mais difíceis na indústria e faz com que os gestores de limpeza percam o sono em busca de uma solução para desenvolver um processo de limpeza industrial rápido e ao mesmo tempo eficiente. Alcançar esta meta necessita de muito planejamento para que o ditado “a pressa é inimiga da perfeição” não se aplique a limpeza e higienização das plantas industriais. Fazer uma limpeza rápida não deve ser sinônimo de um processo apressado e mal feito, mas sim do uso de técnicas, equipamentos e produtos corretos que sejam capazes de reduzir o tempo gasto com a higienização do ambiente. Saiba como ter uma limpeza rápida e de qualidade na sua empresa!

A geração de resíduos durante os processos de produção é comum, são embalagens da matéria-prima, sobras da produção, resíduos sólidos e líquidos que caem no chão. Impedir que toda essa sujeira não se acumule pela indústria não é uma atividade simples, exigindo ações eficazes da equipe de limpeza. Uma alternativa é instalar coletores de resíduos por toda a planta industrial, inclusive com coleta seletiva, porém para que essa ação funcione é preciso também realizar a conscientização e treinamento dos funcionários, somente com a colaboração de todos será possível reduzir o acúmulo de lixo. Outra ação que pode ajudar, é descobrir exatamente onde a sujeira é gerada na empresa, para que este local receba maior atenção da equipe de limpeza, evitando que o lixo se espalhe e contamine as demais áreas. Com menos lixo espalhado, a limpeza industrial será mais rápida.

A limpeza industrial deve abranger todos os ambientes como corredores, banheiros, sala das máquinas, linhas de montagem, vestiários, refeitórios, estoque e maquinário. Já que quanto mais um ambiente permanece sujo, mais sujeira se acumula e a dificuldade para limpeza será maior. Além disso um local sem a correta higienização pode favorecer a proliferação de microorganismos que irão se espalhar, prejudicar a saúde dos colaboradores, contaminar produtos e reduzir a vida útil dos equipamentos. Além da limpeza comum, a desinfecção é essencial em alguns locais da fábrica, fique atento a essa necessidade e utilize produtos específicos para eliminar as bactérias.  Para que todos os ambientes sejam limpos, crie um cronograma de limpeza industrial que inclua todos eles.

O piso de uma indústria é o local que a maior parte da sujeira se instala e por isso merece máxima atenção por parte da equipe de limpeza. A periodicidade da limpeza desse ambiente é essencial para que possa ser realizada de forma rápida e eficiente, outra dica é usar materiais adequados e especialmente desenvolvidos para esse tipo de limpeza industrial mais pesada como aspiradores profissionais para retirada do pó, lavadoras de alta pressão e escovas especiais. Com a utilização de equipamento profissionais, com certeza, o trabalho será otimizado, ao optar por materiais residenciais, a limpeza industrial não será eficiente e demorará muito mais tempo para ser concluída.

Realizar a limpeza da industrial durante os horários de expediente é uma tarefa muito mais difícil e demorada, visto que alguns procedimentos se tornam dificultosos com a presença de outros funcionários e visitantes no local. Para evitar estes transtornos, avalie quais as etapas da limpeza podem ser realizadas durante o expediente sem ser prejudicadas e sem atrasar ou atrapalhar a produção. Assim, aquelas que precisam de maior tranquilidade e menor fluxo de pessoas no local pode ser realizada em outros horários.

Apesar de ser trabalhoso, é possível realizar uma limpeza rápida, segura e eficaz em um ambiente industrial. Para isto, basta realizar o planejamento correto e investir em equipamentos de qualidade que facilitem os procedimentos como as escovas especiais da Weinberger.

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.