Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Saiba como criar um cronograma de limpeza para indústria de bebidas

Para a produção nas indústrias de bebidas ser de alta qualidade, é importante que as empresas sigam os padrões de higiene exigidos pelos órgãos responsáveis; ao fazerem isso essas reduzem as chances de qualquer bactéria entrar em contato com o alimento produzido e causarem contaminações, por isso é importante ter um roteiro de limpeza definido. Confira algumas dicas para criar um cronograma de limpeza nas empresas.

O primeiro passo para organizar um cronograma de limpeza é estabelecer horários específicos para a atividade como, por exemplo, dividir a higienização em duas fases, a primeira ao meio dia e a segunda após o expediente.  Se limpeza do meio do dia se concentrar nos resíduos do chão e paredes, fará com que a limpeza do final do expediente seja focada apenas nas máquinas e equipamentos. A empresa também deve adequar a limpeza de acordo com a necessidade de cada setor, desse modo o local ficará livre da propagação de bactérias.

Para uma limpeza eficiente é recomendado que seja formada uma equipe para essa ação, ao selecionar os melhores colaboradores para trabalhar com a higienização, deve-se escolher um responsável para que a equipe realize as atividades conforme as normas. É importante também disponibilizar água, ferramentas, produtos de limpeza, equipamentos de proteção individual e material de reposição nos banheiros para facilitar o processo de limpeza e diminuir o tempo gasto; usar materiais próprios para limpezas industriais possibilita a realização de uma limpeza completa. Assim, prezar por uma limpeza de qualidade permite que os colaboradores trabalhem em um ambiente limpo, além de impedir contaminações cruzadas e prejudicar o produto final.

Em caso de imprevistos que atrapalhem a programação de limpeza, é aconselhado que a empresa tenha um plano reserva, assim o processo de limpeza continuará mesmo com o atraso causado por defeitos em máquinas ou outros motivos.

Ao desenvolver um cronograma de limpeza a empresa preza pelo bem-estar dos funcionários e do consumidor final. A Weinberger se preocupa com a qualidade dos produtos de seus parceiros, por isso trabalha com as melhores escovas para manter a sua indústria livre de qualquer resíduos ou bactérias. Acesse o site e confira!

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.