Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Saiba quais os principais cuidados que você deve ter com a câmara fria

Cada alimento tem a necessidade de permanecer em uma temperatura para sua conservação e maior durabilidade. Para armazenar produtos que precisam de refrigeração, indústrias e grandes estabelecimentos recorrem à câmara fria. Também conhecida como câmara frigorífica, ela pode ter duas funções: permitir apenas o resfriamento, em que se mantém uma temperatura de aproximadamente 0º, ou manter os itens congelados, abaixo dos -19º. Confira alguns cuidados para aumentar a durabilidade da sua câmara fria e preservar os alimentos.

A revisão preventiva, que pode ser realizada pela empresa que a instalou, é um procedimento que garante o perfeito funcionamento do equipamento, prevenindo falhas na regulagem da temperatura. Sua importância se dá, pois, uma câmara fria desregulada pode acarretar perdas significativas para o estabelecimento. Alimentos uma vez resfriados, depois de permanecerem em temperatura ambiente, para posterior retorno à refrigeração, podem estragar e se tornar inapropriados para o consumo.

O Regulamento Técnico do Centro de Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que estabelece os Parâmetros e Critérios para o Controle Higiênico-Sanitário em Estabelecimentos de Alimentos, prevê que a higienização da câmara fria deve ser realizada uma vez por semana. Um pano úmido e um detergente neutro são os itens básicos para limpar não só a parte interna, como também a externa. O chão deve ser varrido e cobrir os alimentos é importante para que não haja contaminação.

Quando ocorre de alguma mercadoria abrir e sujar o local, a limpeza deve ser feita imediatamente, para reduzir a possibilidade da proliferação de bactérias, e ainda evitar que a sujeira se torne algo de difícil remoção. Além da higienização, a maneira como se dispõe as mercadorias dentro da câmara fria também pode contribuir para a melhor circulação do ar. Procure deixar um item afastado do outro, bem como do teto e das paredes.

No blog da Weinberger você fica sempre bem informado sobre procedimentos de limpeza para os mais diferentes segmentos. Assim, é possível manter os procedimentos higiênico-sanitários em dia, garantindo que os espaços e equipamentos estejam em conformidade com as normas da Vigilância Sanitária, sempre respeitando o cliente final.

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.