Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Difusor industrial: como funciona e por que precisa de uma higienização adequada?

No setor industrial o controle de temperatura nos ambientes de produção e dentro dos processos produtivos é fundamental. Ele ajuda a ter um melhor desempenho de determinados trabalhos e garantir a qualidade exigida para certos produtos. 

Esse tipo de controle pode ser entendido como climatização, mais ligado ao ambiente, ou refrigeração, um recurso artificial, comum na indústria de congelados, bebidas, carnes entre outros. 

Seja como for, a adequação dos difusores industriais interfere mais do que se imagina na regulação dos sistemas.

O papel do difusor industrial é garantir que haja uma distribuição controlada de ar dentro de um determinado espaço, sistema ou até mesmo maquinário. 

Os difusores estão presentes em dutos de ventilação, vedando ou liberando a passagem e regulando a quantidade de ar. Eles também aparecem nas saídas de sistemas de climatização, distribuindo o ar de forma homogênea e na velocidade estabelecida. 

Em sistemas de ar-condicionado, os difusores são utilizados para driblar o desconforto térmico, vento excessivo e proporcionar uma circulação das correntes de ar de forma mais satisfatória.

É necessário se preocupar com a limpeza de difusores industriais?

Com toda certeza a higienização e manutenção dos difusores industriais é algo que precisa ser levado a sério. O sistema, durante a filtragem e regulação das saídas, costuma absorver impurezas que circulam pelo ar. 

Além disso, fatores como poluição e umidade podem propiciar o desenvolvimento de bactérias, fungos e outros organismos que oferecem risco à saúde humana.  

O difusor industrial interfere no gasto de energia?

Um difusor industrial limpo irá trabalhar de modo mais eficiente, desempenhando seu papel de ventilação e regulação térmica. 

Assim, evita-se superaquecimentos, que consequentemente geram sobrecargas, que passam a forçar os sistemas a trabalharem mais, gastando mais energia. 

Como realizar a limpeza do difusor industrial?

Uma boa dica para limpeza eficiente é utilizar materiais que alcancem toda a extensão: juntas, dobras e profundidade dos difusores industriais. Escovas certificadas para esse tipo de limpeza farão toda diferença durante a manutenção. 

A fabricante de escovas de higienização Weinberger tem em seu catálogo de produtos escovas esféricas, próprias para lavagem de difusores, que auxiliam na manutenção e  melhor desempenho das peças.

A Weinberger é uma empresa pioneira no ramo de escovas para limpeza industrial com foco na eficiência de seus produtos. Conheça mais sobre a fabricante por meio do site ou contate a Weinberger para mais informações sobre a utilização das escovas de higienização.

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.