Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Vigilância sanitária: formação do SNVS é publicada pela Anvisa

 

A Anvisa publicou o Diagnóstico Situacional dos Processos de Formação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). De acordo com o Portal da agência, a atividade é pioneira no âmbito do Sistema e o relatório apresenta um amplo panorama do SNVS, com a sua caracterização, os seus programas de formação e a avaliação das suas ações de capacitação, além de missão, visão e valores. Com essas informações, inicia-se a primeira etapa para a construção de um Modelo para Formação e Desenvolvimento Profissional em Vigilância Sanitária. Capacitar os profissionais que atuam no ramo irá favorecer que o exercício das atividades seja muito mais preciso e em consonância com o que pede os documentos da Instituição.

Vinculada ao Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária é a responsável por exercer o controle sanitário de diversos produtos e serviços, a fim de garantir que os devidos procedimentos estejam de acordo com o estabelecido pelo órgão. Além de assegurar que alimentos, medicamentos, cosméticos, entre outros, não interfira negativamente na saúde das pessoas, esse também é uma forma de regular a higiene dos espaços. Contudo, para que os agentes estejam devidamente capacitados para essa atividade, é indispensável que existam meios de buscar formação. Pensando justamente nisso, e para aumentar essa rede de profissionais qualificados, a Formação e Desenvolvimento Profissional em Vigilância Sanitária da SNVS tem gerado expectativa no setor.

Weinberger , especialista em escovas para higienização, também se manifestou sobre o Diagnóstico Situacional dos Processos de Formação do SNVS publicado recentemente, por acreditar ser fundamental investir em formações na área da vigilância sanitária. A empresa acredita que a limpeza é primordial em todos os ramos de atuação. “Independentemente se o negócio lida diretamente com alimentos e medicamentos ou não, a limpeza é um dos pontos que mais pode refletir a imagem da empresa perante os colaboradores e clientes”, afirma. Ela reforça ainda que esse é um ponto chave para conseguir aumentar a cartela de clientes, bem como pode ser o que fará com que alguns cancelem as parcerias. “Além do cuidado na manipulação do que é produzido, o respeito com os empregados também deve ser levado em consideração, já que em um ambiente limpo, as chances de doenças diminuem e a produtividade aumenta”, reforça.  

A construção da ferramenta para Formação e Desenvolvimento Profissional em Vigilância Sanitária do SNVS estará pautada em uma série de atividades que darão corpo a um modelo capaz de atender às necessidades de capacitação e atuação da vigilância sanitária no país. O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) são parceiros nesse trabalho. 

Para que o trabalho dê andamento é necessário uma série de procedimentos dos quais o SNVS já antecipa alguns, que devem ocorrer ainda neste semestre, como o mapeamento de competências comuns e específicas da vigilância sanitária, a realização de entrevistas com os profissionais das Vigilâncias Sanitárias locais, o levantamento da percepção dos profissionais sobre as ações de formação e desenvolvimento profissional, além de outras ações fundamentais para o sucesso da iniciativa.

 

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.