Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

4 curiosidades sobre equipamentos de laboratório e como limpá-los

Utilizados para estudos e como auxílio à fabricação de medicamentos e outros produtos, os equipamentos de laboratório estão presentes em escolas, universidades e nas empresas. Importantes ferramentas para o desenvolvimento da ciência, continuamente eles são aperfeiçoados e passam a exigir mais cuidados em seu manuseio, limpeza e conservação. Cada item utilizado tem um propósito e para ajudar a desvendar suas principais curiosidades, a Weinberger preparou um texto falando a respeitos dos principais equipamentos de laboratório.

Bureta
A bureta foi criada com o objetivo de aferir dosagens corretamente em experimentos cujas soluções careciam de precisão. O termo foi criado em 1824 pelo químico Joseph Louis Gay-Lussac, mas com um desenho um pouco diferenciado do atual.

Tubo de ensaio
Um dos equipamentos de laboratório mais conhecidos, o tubo de ensaio tem ganhado outras utilidades fora dos espaços próprios de estudos. As novas versões chegam a fazer parte da decoração de cozinhas e até mesmo das lembranças de chás e casamentos.

Erlenmeyer
Com uma vasta utilização, ele é um tubo que pode ser usado para misturas e soluções e  possui esse nome em homenagem ao seu inventor, Emil Erlenmeyer.

Placa de Petri
Utilizado para criar culturas de micróbios, a placa de Petri foi inventada em 1877 por Richard Petri, quando ele trabalhava como assistente de Robert Koch, um dos fundadores da microbiologia.

Cuidados com a limpeza

Fazer a adequada higienização dos equipamentos de laboratórios é essencial para que os experimentos deem certo, pois é ela a responsável por evitar a contaminação de reagentes e soluções. Um bastão de vidro ou um tubo de ensaio mal lavado pode alterar uma reação a ponto de prejudicar os resultados, sem contar no desperdício de investimento em reagentes caros e difíceis de conseguir.

Por isso, a principal dica da Weinberger é limpar os equipamentos de laboratório assim que cada experiência for realizada, com os utensílios adequados, além de água e sabão neutro. Recomenda-se o uso de escovas para a limpeza de certos materiais e o enxágue com água de torneira e um pouco de água destilada. Para secar, eles devem ser colocados em uma estufa ou invertidos em um escorredor.

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.