Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Procedimentos ideais para limpar vidrarias e materiais de laboratórios

A higiene de um laboratório é crucial para garantir a eficiência dos procedimentos realizados. Na medida que as vidrarias e materiais de um laboratório são usados, há risco de ocorrer contaminações, sendo imprescindível o cuidado e limpeza dos mesmos.  Esses riscos podem e devem ser evitados, e para isso basta realizar os processos de limpeza com responsabilidade, fazendo uso de materiais específicos que garantem uma higienização completa. Isso não evita apenas as contaminações de experimentos, mas também garante a segurança, o conforto e o bem-estar dos profissionais que executam as tarefas laboratoriais.

Dessa forma, os procedimentos ideais para limpar as vidrarias e materiais de laboratórios devem ser considerados em todas as situações, onde servem como “cuidados obrigatórios”.

Procedimentos de limpeza nos Laboratórios

Os laboratórios precisam ser mantidos limpos em todas as situações para que possa existir o mínimo de condições apropriadas para a execução de atividades laboratoriais em segurança. A princípio, a limpeza deve ser iniciada no chão, onde a recomendação é higienizá-lo pelo menos uma vez ao dia, assim como a remoção do lixo presente no ambiente. A remoção do lixo deve ser feita atentamente, separando-o por categorias para evitar contaminações.

Além disso, é interessante considerar uma limpeza geral mensalmente para que inclua toda a higienização do teto, vidros de janelas, paredes, pisos, bancadas e principalmente, materiais usados durante as tarefas diárias, usando os produtos e equipamentos apropriados para isso.

Na limpeza de vidrarias e materiais de laboratório pode ser necessário usar diariamente algumas escovas que se adaptam ao seu formato, o que permite remover todos os resíduos que continuam presentes nos mesmos. Também é importante usar produtos específicos para a higienização. Por exemplo, existem compostos químicos que precisam ser removidos com procedimentos padrões, sendo comum que os mesmos variam de laboratório para laboratório. Alguns usam a água quente, enquanto outros preferem usar produtos específicos com auxílio das escovas.

O importante é que garanta a higienização completa, usando escovas que possam alcançar o material de forma ampla, sem deixar espaços livres para propagação de diferentes resíduos. Conheça as escovas da Weinberger que são apropriadas para o uso em laboratório e evite contaminações nos materiais e vidrarias usadas para fazer experimentos ou outras funções.

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.