Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Veja o que é validação de limpeza e como funciona

Para garantir que um produto tenha uma produção segura e livre de qualquer contaminação, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) criou a validação de limpeza, um tipo de vigilância que impede que qualquer bactéria contamine o produto. Essa fiscalização é constante nas indústrias farmacêuticas, pela segurança do paciente, para que não piore seu quadro de saúde por causa de uma limpeza mal feita na indústria.

A validação de limpeza checa todos os estágios de produção do produto e se uma limpeza profunda está sendo feita nas áreas que tem mais facilidade de ter contato com germes como máquinas e partes do processo que pessoas irão ter contato com o medicamento. Ela serve para as indústrias farmacêuticas como um documento que prova que a empresa se preocupa em criar um item seguro e limpo, para que sirva para a cura do paciente, e não para a agravação de sua doença.

Para ter uma validação de limpeza da ANVISA, não há regras estabelecidas a se seguir. No entanto, o básico para ser avaliado é se o local possui um plano de limpeza, com cronogramas de limpezas completas agendadas toda a semana, regras no laboratório que impeçam os profissionais de saírem da fábrica de jaleco e usarem máscaras e luvas ao manusear os componentes. Não cumprindo o mínimo desses requisitos, é impossível ser aprovado pelo órgão.

O processo de avaliação em uma empresa é bem simples, o profissional marca em um mapa da empresa quais são os locais mais críticos. A partir desse processo é analisado cada material e máquinas usadas nesse local da empresa, especialistas aconselham sempre trocar máquinas e equipamentos, para que estejam sempre em bom estado e funcionando sem problemas.

Durante o processo de produção, alguns componentes podem ser tóxicos em grande quantidade, por isso, qualquer resíduo que ficar nas bancadas de manipulação pode contaminar o medicamento, por isso é importante sempre fazer limpezas profundas e com produtos bactericidas, dessa forma as chances do produto se contaminar são poucas e os resultados serão positivos. Apesar de não existir como produzir algo 100% livre de microrganismos, há como desenvolver medicamentos com o máximo de limpeza possível. A validação de limpeza é uma forma de controlar a higiene nesses lugares que fazer produtos tão importantes para a população.

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.