Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Confira dicas para montar o cronograma de limpeza do restaurante

A higienização de um ambiente é primordial para que todos os que o frequentam se sintam bem. Em especial para estabelecimentos do ramo alimentício, o cuidado deve ser ainda maior, já que a inadequada manipulação de alimentos pode trazer sérios danos à saúde e comprometer o funcionamento do local. Para que os proprietários não venham a ter problemas com a vigilância sanitária, ou mesmo a perda de clientes, seguir um cronograma de limpeza do restaurante pode ajudar. Ele é importante para definir prioridades e não esquecer nenhuma tarefa a ser realizada.

Sempre no fim do expediente a limpeza do restaurante deve ser feita, para eliminar a sujeira mais evidente e deixá-lo pronto para utilização no dia seguinte. Essa é uma higienização diária, mas dependendo do item pode ser limpo semanalmente ou mensalmente. Basta criar um cronograma a ser seguido, de modo que continuamente o ambiente este limpo e conservado. Todos os utensílios, mesas, cadeiras, piso, lixeira e caixa de gordura, por exemplo, entram na lista da limpeza a ser feita todos os dias. Já o forno, as fritadeiras, câmaras frigoríficas, máquinas de café e água devem ser higienizadas semanalmente. Por fim, a limpeza pesada de paredes e tetos pode ser mensal.

As normas estabelecidas pela Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, também orientam a guardar os produtos de limpeza do restaurante em locais separados da cozinha, para que não haja contato com os alimentos a serem preparados. Do mesmo modo, os itens para a higienização dos espaços devem ser próprios deles, ou seja, as escovas utilizadas na limpeza do banheiro, não deve ser a mesma a ser utilizada no salão. Assim, uma dica é separar por cor os itens de cada setor, para não correr o risco de eles serem misturados.

A Weinberger é especializada no ramo de escovas, que são fundamentais no processo de limpeza do restaurante. No site, é possível encontrar toda a variedade disponível para venda, tanto para uso manual, quando para máquinas e equipamentos que venham contribuir para a adequada higienização do local. Não deixe de consultar as opções e solicitar um orçamento.

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.