Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Conheça o melhor método para limpeza de peneiras granulométricas

Processos industriais exigem o máximo de cuidado com o que é produzido. Para que o resultado final seja conforme planejado inicialmente, é necessário adotar uma série de medidas que possam garantir a qualidade dos produtos, especialmente quando se trata de higiene. Porém, nem todos os componentes utilizados dentro das empresas possuem fácil manejo e processos simples de limpeza, muito pelo contrário. Por isso, é importante conhecer bem a função de cada componente dentro da produção para que seja possível identificar a melhor maneira de limpar. Por se tratar de um equipamento que retém justamente as partículas específicas, as peneiras granulométricas precisam ser higienizadas constantemente da maneira correta.

A granulometria nada mais é do que a distribuição, em porcentagem, dos diversos tamanhos de grãos. As peneiras granulométricas, que também são conhecidas como peneira para laboratório, são utilizadas na análise e no controle granulométrico dos produtos. A função da peneira é fazer uma separação de acordo com o tamanho geométrico das partículas. Elas são fabricadas com corpo em aço inox ou latão, enquanto o elemento filtrante pode ser em aço inox ou nylon, que varia dependendo da utilização.

O tamanho das aberturas inferiores é outro fator que pode variar, desde que respeitado o estabelecido pelas normas da ABNT. O número de abertura por polegada é conhecido por “mesh”, sendo a classificação realizada da seguinte maneira: quanto mais “mesh” a peneira tiver, mais fino deverá ser o grão a passar por ela, pois ela conterá um número grande de aberturas pequenas. Quanto menor o número de “mesh”, a polegada dele será maior, portanto serão poucas aberturas, porém maiores. Este último caso, diferentemente do anterior, é recomendado para produtos grandes. Independente do formato, tipo de material ou abertura, todas as peneiras granulométricas devem ser higienizadas da melhor forma possível, garantindo a qualidade do serviço prestado.

A Weinberger, especialista em escovas para limpeza, explica que esse é um tipo de produto ao qual muitas pessoas não dispensam a atenção que deveriam com relação à higienização e por isso, encontrar equipamento adequado para limpeza não é tão simples. “Confeccionadas especificamente para o setor industrial, as escovas para peneiras granulométricas são desenvolvidas com o formato ideal para eliminar todas as sujeitas que ficarem presas e impossibilitem a continuidade das análises necessárias”, explica a empresa sobre como elas são fabricadas, lembrando que existem disponíveis escovas em latão ou nylon, para que a aquisição seja feita de acordo com o equipamento com o qual a empresa atua.

Redondas, quadradas ou retangulares, as peneiras granulométricas podem ser comercializadas com tampas e fundos, que é onde será coletado o material, ou somente a peneira, sendo esses demais acessórios opcionais. O trabalho realizado por ela depende de um processo que pode ser realizado não só de forma manual, como também automática. Em grandes produções, em que a demanda é grande, é preciso contar com o agitador de peneiras ou mesa vibratória. As vantagens de realizar a separação das partículas indesejadas de forma automática está na padronização dos processos, devido aos movimentos uniformes. Outra possibilidade é a de empilhar várias peneiras, utilizando o mesmo equipamento para as mexer. Porém, esse equipamento também precisará de limpeza, a ser realizada em conjunto com a peneira. Para tanto, é imprescindível o uso de escovas apropriadas e as soluções a base de água que forem julgadas necessárias.

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.