Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Consumo de água na agropecuária: veja estatísticas e como economizar

O consumo de água na agropecuária é indispensável tanto quanto para os seres humanos. Embora seja necessário para a sobrevivência e bem-estar dos animais, é preciso que a ingestão seja feita de maneira controlada. Para um manejo adequado existe um cálculo básico publicado pela Embrapa Pecuária Sudeste que auxilia nessas contas. Basta multiplicar um fator de consumo médio diário de água pelo número de animais, seguindo as variações de peso ou idade que constam no comunicado técnico 102 “Consumo de água na produção animal”. Esse cálculo é útil para produtores que ainda não disponham de hidrômetros nas propriedades, já que esse aparelho mede o consumo real.

Além da atenção ao consumo de água na agropecuária propriamente dito, existe também uma preocupação com o meio ambiente. Diante da alta demanda e de reservatórios limitados, para que não falte água no futuro, é essencial que todos tenham consciência de sua utilização. Isso exige a busca de métodos que possam auxiliar nesse processo, como o de controle do consumo dos animais. De acordo com matéria publicada pelo site Milk Point, atualmente, desconsiderando a evaporação líquida em reservatórios artificiais (uso múltiplo), a irrigação é responsável por 52% das retiradas de água, seguida pelo abastecimento urbano (23,8%), indústria de transformação (9,1%) e abastecimento animal (8%).

Segundo o documento da Embrapa, os dados sobre dessedentação animal (consumo de água na agropecuária para suprir a sede) são apresentados por regiões do país, por Estados e até por municípios, o que permite avaliar o consumo de forma mais segmentada. Na região Centro-Oeste, por exemplo, 29,6% do total de retirada são usados para abastecimento animal. Na região Sudeste, este volume corresponde a 19,7%. Os Estados que mais consomem água para abastecimento animal são Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás. Os municípios que mais retiram água para esse fim são São Félix do Xingu (PA), Corumbá (MS) e Cáceres (MT). Os bovinos são os animais que mais consomem: 88%, de acordo com gráfico que mostra a intensidade do uso da água por grupo de rebanho nos municípios e proporção do uso por rebanho no Brasil.

A Weinberger, fabricante de escovas, alerta ainda que outra maneira de evitar o desperdício de água é mantendo o ambiente higienizado, de acordo com o estabelecido pela Anvisa. A empresa trabalha com escovas próprias para o setor, o que certamente irão favorecer um adequado consumo de água na agropecuária. Acesse o site e confira as opções!

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.