Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

É uma indústria farmacêutica? Confira boas práticas a serem adotadas!

Independentemente do tipo de produção, as boas práticas na indústria farmacêutica são extremamente importantes para que as normas de higiene, bem como as de segurança sejam devidamente cumpridas. Especialmente na indústria farmacêutica, essa é uma preocupação constante, uma vez que falhas na fabricação de medicamentos em larga escala podem ter sérias consequências indesejadas. Além disso, garantir que a produção seja realizada com os mesmos parâmetros por muitos anos é sinal de boas práticas na indústria farmacêutica, garantindo a eficiência e a segurança dos medicamentos. Para te ajudar, a Weinberger separou algumas dicas importantes que você confere a seguir.

Como evitar contaminação?

Primeiramente é preciso identificar quais os tipos de contaminação às quais os medicamentos estão propensos para então tomar medidas protetivas. As três principais são as por partículas, microbiológica e por produto. Para evitar a primeira, é preciso proibir o uso de maquiagem e de adornos por parte dos colaboradores. Já a microbiológica pode ser sanada com a obrigatoriedade de uniformes limpos, luvas, máscaras, toucas, sapatos especiais e óculos de proteção, sem contar nos processos de higiene diários. Por fim, dentro das boas práticas na indústria farmacêutica está o cuidado em não misturar qualquer tipo de ingrediente para que todo o processo realizado anteriormente não perca seu valor.

Como prevenir que os produtos sejam misturados indevidamente?

Os principais motivos que levam os profissionais a misturar produtos indevidamente são a falta de atenção e de conferência; falta de identificações claras e legíveis; fluxo de circulação de materiais não adequado e o não cumprimento das boas práticas na indústria farmacêutica. Para prevenir que isso ocorra, uma das dicas é adotar cores ou tamanhos diferentes para as caixas dos medicamentos e também para a própria cápsula ou comprimido.

O que mais é indispensável para manter as boas práticas na indústria farmacêutica?

Seguir o POP, Procedimento Operacional Padrão, bem como as boas práticas de documentação são extremamente importantes. Quando tudo é devidamente anotado, fica mais fácil identificar em qual dos processos o erro ocorreu para que ele seja corrigido.

Onde posso consultar todas as normas que minha indústria deve seguir?

A lei que orienta as Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos é a Resolução RDC n° 17 de 16 de abril de 2010. Ela é a redigida pela Anvisa e tem por objetivo proteger e controlar os medicamentos durante a fabricação.

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.