Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Forno a lenha também precisa de cuidados: veja como higienizar

Aproveitar o fim de semana para se deliciar com uma pizza é o desejo de muitas pessoas, não é mesmo? Mas você já parou para pensar que da mesma maneira que são necessários procedimentos de higiene para sua preparação, o forno a lenha também precisa de cuidados? Certamente, os profissionais do ramo têm conhecimento disso e sabem a importância de manter tudo devidamente limpo. Mas, para que isso ocorra da melhor forma possível, é indispensável contar com os equipamentos adequados.

Embora cada pizzaiolo tenha sua preferência sobre a maneira de realizar a limpeza do forno a lenha, é necessário ter em mente que esse é um procedimento necessário e que deve ser realizado periodicamente. Além de garantir a qualidade dos produtos, assegura que tudo esteja dentro das normas da vigilância sanitária. Entre as recomendações está a de limpá-lo sempre antes do uso e aquecimento. É importante ressaltar que o forno precisa estar frio, não sendo recomendado forçar que isso aconteça com água, por exemplo. Por isso, realizar a limpeza antes do início das atividades é fundamental.

Como em qualquer outro processo de limpeza, é preciso estar atento aos utensílios que serão utilizados para tal finalidade. Isso é importante, pois o uso de objetos inadequados pode danificar o forno a lenha, causando fissuras e até buracos. Prejudicar a qualidade da pizza é uma das consequências, sem contar que pode fazer com que a massa grude. Sendo assim, as espátulas, chapas de ferro e outros itens que venham a ser utilizados no forno devem ser lavados separadamente e não utilizados para limpá-lo.

A limpeza do forno a lenha é econômica e simples de ser realizada, sendo a escova o principal método a ser adotado pelo pizzaiolo. A água, bem como desinfetantes, detergentes ou qualquer outro tipo de produto químico, deve ser deixada de lado, até porque eles podem prejudicar a queima da lenha e também causar contaminação na pizza a ser assada. Especialista em escovas para as mais diferentes finalidades, a Weinberger possui um modelo específico para forno a lenha. Consulte o site e confira como realizar uma perfeita higienização da sua pizzaria. Aguardamos seu contato!

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.