Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Limpeza das tubulações exige uso de escovas apropriadas

Em diversos tipos de indústrias, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, existem tubulações que facilitam o transporte de substâncias variadas e, muitas vezes, substâncias químicas. Para garantir que o transporte seja feito da maneira correta, garantindo segurança, é essencial realizar a limpeza das tubulações periodicamente. Além disso, essa limpeza deve ser feita de maneira assertiva, uma vez que o acúmulo de resíduos nas tubulações pode ter consequências graves, tais como:

  • Obstrução da tubulação;
  • Risco de explosão;
  • Risco de infecções e doenças.

Portanto, a limpeza das tubulações exige o uso de equipamentos apropriados: escovas adequadas para realizar a chamada “limpeza mecânica”, feita nesses casos.

O que é a limpeza mecânica?

A limpeza mecânica é a limpeza manual, normalmente realizada em tubulações médias ou grandes. Por se tratar de uma limpeza um pouco mais complexa, são normalmente efetuadas por pessoas dentro das tubulações.

Qual o melhor tipo de escova a ser utilizado para limpeza das tubulações?

Esse tipo de limpeza é feito com escovas de fio duro e trapos, para remover resíduos que se acumulam na parte interna do tubo. Entretanto, assim como existem diferentes tipos de tubulações, também podem ser utilizados diferentes tipos de escovas. Elas podem ser do tipo cheia, espiral, entre outros, de acordo com o tipo de trabalho (limpeza leve ou pesada), ou ainda, de acordo com o tipo de material. 

A Weinberger, por exemplo, possui escovas tubulares com rosca, que se adaptam em ferramentas elétricas ou pneumáticas e são apropriadas para limpeza das tubulações, seja para a parte interna dos tubos ou orifícios, ou ainda, para a remoção de resíduos em usinagem, entre outras aplicações. As hastes podem ter comprimentos variados, conforme a aplicação. É importante adaptar a escova correta às necessidades da tubulação, para que haja a menor concentração de resíduos possível.

A utilização da escova correta traz ainda outros benefícios:

  • Diminui danos ao meio ambiente no processo industrial;
  • Evita a proliferação de fungos e bactérias;
  • Facilita o transporte entre as tubulações;
  • Diminui os riscos de doenças aos trabalhadores.

Portanto, é importante investir em quem possui a escova correta para a limpeza das tubulações, o equipamento adequado e personalizado para a sua empresa. Pensando nisso, a Weinberger não se limitou a apenas criar e hoje possui a maior linha de escovas para os segmentos de laboratório, agropecuária, alimentícia e farmacêutica, atendendo mais de 500 distribuidores e fabricantes em todo o Brasil. 

Seja qual for a tubulação e a necessidade da empresa, nós podemos te ajudar! E se você trabalha em uma empresa que efetua limpezas, venha conhecer os nossos produtos e aumente a qualidade dos seus serviços. Entre em contato conosco e peça o seu orçamento sem compromisso. 

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.