Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Para um serviço eficiente, packing house exige higienização das botas

 

Packing house é o espaço destinado para que se possa classificar e embalar as frutas assim que elas saem do pomar. Serviço necessário para que seja feita uma seleção de qualidade, ele exige uma série de procedimentos, especialmente de higiene, todos conforme determinação do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA. Para tanto, um dos itens obrigatórios é a bota, que precisa estar perfeitamente limpa para que não corra o risco de contaminação. Sua higienização pode ser feita em uma máquina própria para isso e que elimina qualquer tipo de impureza que venha a comprometer a qualidade das frutas.

Os processos realizados dentro de uma packing house consistem em: recepção, armazenamento, classificação, encaixotamento e expedição das frutas. É evidente que para um devido despacho, esteja subentendida as perfeitas condições sanitárias do ambiente. As roupas e botas utilizadas pelos empregados também entram nessa exigência, sendo necessário sua limpeza com a máxima eficiência. Além da packing house, em qualquer outro ambiente em que a manipulação de alimentos esteja presente, a higiene é primordial, visto que várias são as consequências que a falta dela pode causar. 

Quando se trata especificamente da obrigatoriedade da limpeza das botas na packing house, existem outros fatores que podem influenciar diretamente, como a circulação de pessoas no local. Se há grande movimentação, a sujeira tende a ficar mais propensa, especialmente por ela grudar na sola do sapato. Consequentemente, os riscos de contaminação do alimento aumentam, o que deve servir como um alerta aos responsáveis, para que tomem as devidas medidas preventivas.

Pensando nisso, apenas uma lavagem manual das botas utilizadas na packing house não é suficiente, sendo necessário colocá-las em um equipamento que consiga auxiliar em uma limpeza eficaz. O lavador de botas individual automático foi criado justamente com o intuito de trazer agilidade e precisão na higienização de sapatos utilizados no ambiente de trabalho. Para que funcione perfeitamente, o uso de uma escova apropriada é indispensável. A Weinberger é especialista em escovas e possui esse modelo em sua loja. A empresa conta que para essas máquinas, se usam escovas circulares para limpeza e polimento em geral. “A linha que dispomos é circular e com um fio trançados para uso em ferramentas de alta rotação”, explica.

Vantajosa para empregadores e funcionários, a lavadora de botas pode ser um sinônimo de segurança e proteção, já que evita o contato direto com as sujeiras, sem contar na limpeza eficaz. No caso da packing house, essa é uma alternativa interessante de se adotar, visto que neste espaço é exigida uma preparação com bastante detalhes e livre de contaminação. A plena higiene e o cuidado para manusear os alimentos na packing house, desde a colheita até a embalagem, sempre devem ser levados em consideração.

 

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.