Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Salas limpas: conheça mais sobre essa área, sua construção e limpeza

As salas limpas são indispensáveis para indústria, visto que viabiliza que os produtos sejam processados da maneira mais higiênica disponível, impedindo modificações no produto e assegurando que este chegue ao consumidor com qualidade e segurança. Um ambiente totalmente preparado para a manipulação de produtos de diversos gêneros, a salas limpas são a melhor opção para preservar as qualidades microbiológica (contaminação) e física (textura, coloração, consistência, etc.) dos produtos. Porém para que este ambiente cumpra seu papel é importante que alguns cuidados sejam tomados durante o seu planejamento como superfícies lisas e de fácil limpeza; acabamento impecável e agilidade na instalação. Quer saber mais sobre as salas limpas? Confira!

Construção

Por se tratar de uma área extremamente crítica utilizada para processamento de produtos, muitas vezes alimentícios, o projeto para construção de salas limpas precisa de muita atenção e cuidado, é necessária a contratação de um profissional especializado que irá se atentar a alguns pontos críticos. Independentemente da função ou processo produtivo, é fundamental levar em conta as normas e especificações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Em caso de exportação, é fundamental considerar também as normas internacionais.

De acordo com a empresa ou profissional que irá realizar a construção da sala limpa, há uma variação no cronograma, mas algumas etapas são obrigatórias em qualquer obra como a arquitetura do projeto (layout) e os materiais e produtos; estrutura de sustentação; colocação de tirantes; suportes e instalação de forros falsos; instalações de acessórios, como, divisórias, portas, cantos arredondados; manutenção e limpeza final.

Função

Com finalidade de processamento de produtos, é importante que a sala limpa possua características específicas de temperatura, umidade do ar, classificação e pressão atmosférica. Tais aspectos são extremamente importantes, pois são eles que definem quais os materiais de acabamento que serão usados na construção das salas limpas, a localização dos equipamentos de ar condicionado, a planta do local, os móveis, entre outros. Assim, a eficácia de uma sala limpa irá depender da objetividade diante da clareza e definição as sua funcionalidade.

Localização

Como é apenas uma etapa de um processo produtivo, as salas limpas devem estar integradas às demais áreas da empresa e em uma localização lógica que compatibilize com a sua sequência na produção, garantindo maior produtividade ao processo e menores entraves. Portanto, antes de construção é preciso que fluxo de pessoas, logística e serviços auxiliares sejam avaliados, de forma que utilização das salas limpas não se torne um desafio ou problema no processo produtivo. Uma boa ideia é que o profissional responsável pela construção visite a produção e consulte os colaboradores sobre o processo.

Materiais

A definição dos materiais necessários em uma sala limpa depende das atividades que serão realizadas nestes ambientes, em áreas de produção, por exemplo, é comum que sejam usadas divisórias, portas, e forro em chapa de aço branca e visores de vidro. Para área de lavagem, não podem faltar divisórias em aço inox e escovas de limpeza para diversos equipamentos, e para o embale são necessárias divisórias em aço branco ou divisórias e biombos de vidro simples.

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.