Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Veja 4 dicas de como ter práticas de limpeza em farmácias

Sempre que as pessoas ficam doentes, se automedicam ou vão até um médico que os receitará um medicamento. Em ambos os casos, procuram uma farmácia para adquirir o produto que precisam para se livrarem dos sintomas que os incomodam. No entanto, os clientes não irão a um local que não tenha padrões de limpeza ou organização. Veja quatro dicas que ajudarão a ter práticas de limpeza em farmácias e manter a loja livre de microorganismos.

Tenha a documentação necessária

As farmácias precisam seguir todas as regulamentações da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) como possuir a autorização de funcionamento da empresa, expedida pelo próprio órgão, licença do corpo de bombeiros, certidão de regularidade técnica e licença ou alvará sanitário.

Encontre estruturas adequadas

A ANVISA também recomenda que a estrutura das farmácias sejam adaptadas para o recebimento de produtos e o armazenamento correto, além de possuir um espaço específico para os materiais de limpeza. Desse modo, os desinfetantes bactericidas e objetos para limpeza não entrarão em contato com os medicamentos.

O local precisa ser arejado e as prateleiras transparentes e impermeáveis, para caso algum produto quebre ou vaze o conteúdo, os colaboradores possam limpar de forma fácil e rápida. Os sanitários da farmácia precisam ser de fácil acesso, com produtos como papel toalha individual, pia com água corrente, sabonete líquido e lixeira com pedal e tampa.

Mantenha a organização

A organização é essencial para seguir as práticas de limpeza em farmácias, os medicamentos precisam ficar separados por classificação e marcas, para que não se misturem com outros e sejam vendidos por engano. Os remédios vendidos somente com receitas médicas precisam ficar separados dos demais e longe do alcance dos clientes.

Os funcionários precisam ter locais específicos para deixar seus pertences em segurança, por isso é importante que a empresa disponibilize armários com essa finalidade.    

Faça limpezas regulares

A higiene é o item mais importante para as práticas de limpeza em farmácias, por isso deve-se sempre limpar o chão com produtos bactericidas, manter o estabelecimento dedetizado, usar álcool para limpar o balcão, prateleiras e o caixa, também é aconselhado que as prateleiras sejam limpas diariamente para manter a higiene. Ao usar escovas especiais, todas as bactérias da superfície são retiradas, a Weinberger trabalha com escovas para limpezas especializadas no ramo farmacêutico, acesse o site e confira!

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.