Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Agrônomos são lembrados como essenciais para a saúde da população

O agronegócio é responsável por mais de 20% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Além disso, a produção do país alimenta quase 800 milhões de pessoas no mundo, segundo um estudo realizado pela Embrapa em 2021. O trabalho do profissional de agronomia, lembrado no dia 13 de setembro pelo Dia do Agrônomo, é fundamental para o setor, pois garante a qualidade das plantações e também a boa saúde e reprodução dos rebanhos. Por sua vez, o bem-estar dos consumidores pode ser afetado pela condição dos alimentos, por isso, é indispensável que os agrônomos estejam atentos a cada detalhe.

O CEO da fabricante de escovas para higienização, Weinberger, explica que a qualidade dos alimentos está diretamente relacionada com a limpeza das instalações e ferramentas utilizadas no setor agropecuário. “A falta de higiene nos locais de produção leva a perda de qualidade dos produtos. Para evitar que isso aconteça é recomendado o uso de itens apropriados, para eliminar resíduos e determinados microrganismos presentes em matéria vegetal e animal, que podem colocar em risco a saúde dos consumidores”, diz Jefferson Heinz. 

Além da contribuição na preparação de solo fértil, manejo de culturas, gestão de rebanhos e exercício do conhecimento científico para o desenvolvimento da indústria agropecuária, os profissionais de agronomia também exercem um papel determinante para a segurança das pessoas envolvidas em uma cadeia de produção e consumo. Por isso, a compreensão sobre os recursos adequados para a manutenção do setor é algo essencial para a função. 

Como agrônomos podem garantir espaços limpos e seguros

Para a eficiência da limpeza, os profissionais do setor também devem conhecer as especificidades de cada produto. As escovas de limpeza na agronomia, por exemplo, são fabricadas em diversidade de tamanhos, formatos e espessuras para atender diferentes demandas, como a lavagem de baldes de leite, tanques, teteiras, bicos, mangueiras, difusores, bancadas, peneiras, entre outras ferramentas. 

Dentro da rotina de trabalho dos agrônomos a fiscalização do tipo de produto que está sendo utilizado para higienização também é fundamental. “A escolha errada do material pode causar ranhuras em determinadas superfícies, que com o tempo, passam a acumular resíduos. Outra situação possível, é o resultado de uma limpeza superficial, que passa uma falsa impressão de segurança, mas coloca até mesmo os trabalhadores em risco, por conta de condições inapropriadas de higiene”, alerta Heinz.

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.