Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Aprenda como fazer a limpeza correta dos materiais de laboratório

Nos laboratórios é comum que as vidrarias sejam reutilizadas muitas vezes para medição de diversas substâncias, porém é preciso muito cuidado para que esta prática não interfira nos resultados. Para evitar qualquer problema de contaminação nos laboratórios é fundamental que exista uma limpeza correta dos materiais de laboratório. A primeira etapa para uma limpeza correta dos materiais de laboratório é identificar quais as substâncias que foram usadas nos instrumentos. Este cuidado é essencial, visto que existem métodos, produtos e tipos de limpezas específicos para soluções químicas comuns ou orgânicas. Quer evitar erros na limpeza destes materiais? Confira aqui como fazer uma limpeza correta dos materiais de laboratório!

Soluções químicas comuns

A forma de limpar os materiais irá depender do tipo de substância, para soluções solúveis é indicado realizar a limpeza com água deionizada de três a quatro vezes e logo após deixar o vidro secando antes de guardá-lo ou reutilizá-lo; para soluções insolúveis o procedimento é semelhante, porém se necessário é adequado que se utilize solventes;  vidrarias utilizadas para análises de ácidos e bases fortes, é apropriado que a limpeza seja realizada de três a quatro vezes sob um exaustor e em água corrente abundante; em casos de bases e ácidos fracos, a limpeza precisa ser feita com água deionizada.

Vidrarias especiais

Nos casos que a vidraria foi utilizada com substâncias químicas orgânicas, estas devem ser lavadas com o solvente adequado, além de que a higienização deve ser feita com água deionizada (para solúveis em água) e etanol (solúveis em etanol). Na hipótese de haver necessidade de esfregar a vidraria deve ser utilizada escovas adequadas para limpeza com água quente e sabão.

Dependendo do produto químico utilizado em balões volumétricos e pipetas laboratoriais é recomendado deixar estas de molho de um dia para outro e após esse período esfregá-las com escovas adequadas como as da Weinberger, com formato ideal para vidrarias.

Em qualquer hipótese evite secar as vidrarias de laboratório com pano, toalha ou secador de ar. Este tipo de ação pode deixar impurezas e pequenas fibras grudadas nos materiais e influenciar nas medições e resultados. Caso precise utilizar a vidraria com urgência, lave ela com acetona, este produto químico acelera a secagem natural.

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.