Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Atenção na limpeza do setor farmacêutico garante padrões da Anvisa


Assim como tantas outras áreas de atuação, o setor farmacêutico é um dos que precisa de muita atenção quando o assunto é higienização. Isso porque, por se tratar de um ambiente reconhecido pela fabricação de medicamentos e vacinas, é fundamental que tudo esteja nas normas dos órgãos competentes. Para entender um pouco melhor sobre esse universo e ampliar suas possibilidades de limpeza no setor farmacêutico, a Weinberger preparou esse artigo. Fique com a gente!

Procedimentos 

No setor farmacêutico, o POP é um Procedimento Operacional Padrão. Responsável por fornecer instruções para a realização de operações gerais, o procedimento é muito importante, especialmente para nortear tudo o que precisa ser feito referente à limpeza. 

Com ele, é possível entender o que precisa ser feito, conforme os procedimentos determinados. Após toda a higienização, ainda há a validação da limpeza. É por meio dela que é assegurado o cumprimento das normas para reutilização de espaços e utensílios.

Regulamentos

Tudo o que é feito no setor farmacêutico precisa passar por validação de órgãos com autoridade. Uma das mais importantes representantes nacionais de órgãos de regulação é a Anvisa. Os requisitos determinados pela Agência, que estão em consonância com órgãos internacionais, são de cumprimento obrigatório, pois, trata-se de recursos que garantem perfeita qualidade na fabricação de medicamentos.

Esses requisitos, por sua vez, são periodicamente auditados por profissionais, justamente para assegurar a biossegurança própria das manipulações que ocorrem no setor. 

O que precisa ser higienizado no setor farmacêutico

Como o objetivo da limpeza especializada é eliminar contaminantes, tudo precisa ser limpo quando se trata do setor farmacêutico. Além das vidrarias, paredes, portas e balcões também precisam de atenção. Para tanto, o uso de utensílios específicos pode contribuir. No site da fabricante de escovas Weinberger é possível localizar escovas apropriadas para os diferentes tipos de limpeza no setor farmacêutico.

Desde a higienização geral, como de bancadas, dispomos também de escovas para bicos de máquina, com conector para mangueira e tanques. Desenvolvidas nas exigências do setor, elas têm alto poder de resultados, trazendo mais segurança e conformidade com a legislação.

Para adquirir, acesse o site e solicite um orçamento. Teremos prazer em atender!

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.