Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Boas Práticas Agrícolas garantem uma produção segura

As Boas Práticas Agrícolas, ou BPAs como são conhecidas, foram criadas para garantir uma produção segura e saudável dos alimentos. Este conjunto de normas, recomendações e princípios buscam orientar os produtores sobre a importância de manter os alimentos livres de contaminantes biológicos, como bactérias e vírus, ou produtos químicos que oferecem risco à vida humana. As orientações envolvem desde o plantio e cultivos dos alimentos, até seu transporte e comercialização.

O papel da agropecuária

A função que a agropecuária exerce na sociedade não pode ser ignorada, afinal, é por meio dela que se obtém os produtos de origem animal e vegetal consumidos pela humanidade. Consequentemente, as práticas recomendadas não devem ser ignoradas para o bem-estar e segurança de todos.

A higiene é uma das palavras de ouro para as BPAs. Entre as quase 40 práticas listadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a preocupação com uma limpeza adequada está presente em todas as etapas do processo produtivo. 

Por isso, a fabricante de escovas para higienização Weinberger destaca algumas das principais recomendações  que não devem passar batido durante a adoção das Boas Práticas Agrícolas.

Boas Práticas Agrícolas do começo ao fim

É fundamental que as técnicas adequadas de pré-limpeza do produto, durante ou após a colheita, sejam sempre aplicadas. Além disso, o transporte do produto deve ser feito em veículos apropriados, limpos e higienizados. Por fim, as embalagens destinadas ao produto também precisam seguir as normas de limpeza adequada para cada tipo de produção. 

Os equipamentos escolhidos para higienização devem apresentar um bom estado de conservação, o que pode ajudar a deixar as etapas de limpeza e desinfecção mais fáceis. 

Recipientes ou contentores utilizados e reutilizáveis para colheita, estocagem e transporte dos produtos precisam ser constantemente limpos e desinfetados quando se julgar necessário. Para a limpeza é recomendado o uso de água e detergentes.

Limpeza de acordo com o produto

Segundo as normas das BPAs, as características do produto é que devem determinar quais equipamentos serão escolhidos para higienização. Por exemplo, no caso de frutas macias, o costume é realizar a lavagem borrifando água sobre elas para evitar danificações. 

No caso de raízes, é utilizado um sistema de escovas rotativas, que devem ser limpas e desinfetadas com frequência, para que não carreguem contaminantes de um produto para outro.

Higienização dos utensílios e materiais

As escovas torcidas em arames galvanizados, ou com base em polipropileno, possuem um formato que facilita a lavagem de ordenhadeiras, mangueiras, coletores, misturadores e bicos. 

Já as cerdas em nylon ajudam na remoção dos resíduos que ficam em tanques, resfriadores, baldes de leite, por exemplo. A Weinberger conta  uma linha de escovas manuais para limpeza, apropriadas para higienização dos equipamentos e utensílios usados pela agropecuária.

As escovas da Weinberger podem te ajudar a manter as Boas Práticas Agrícolas. Visite o nosso site  ou entre em contato e descubra qual é o melhor produto que atenderá a sua demanda. 

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.