Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Preservar o bem-estar animal garante a qualidade dos produtos

Da mesma forma que os humanos precisam de condições dignas para desempenhar suas funções no ambiente de trabalho, os produtores devem proporcionar aos animais ambientes limpos, organizados e nos quais eles se sintam confortáveis para garantir bons resultados. Respeitar o gado e suas limitações é fundamental na produção de qualquer alimento e realizar isso adequadamente pode render uma certificação importante, a BPBEA (Boas Práticas em Bem-Estar Animal). Com ela, é possível provar que os procedimentos realizados para a obtenção do produto final são respeitosos, aumentando a credibilidade da empresa.

Existem práticas que devem ser adotadas na rotina e que demonstram um bom manejo, como o cuidado com os animais, porém é importante destacar que apenas as boas intenções não são suficientes para garantir o bem-estar animal. Falta de planejamento das ações dentro da fazenda coloca o rebanho em risco e além de afetar a longevidade dos animais, reduz consideravelmente a produção, comprometendo o andamento do negócio. Por outro lado, se todas as práticas forem adotadas adequadamente, o aproveitamento da capacidade produtiva aumenta e os resultados passam a ser cada dia mais satisfatórios.

Para manter um padrão de qualidade na produção dos alimentos é necessário ter ética profissional no manejo, garantindo o bem-estar animal. Comprovar a adoção desses métodos é possível ao conquistar a certificação BPBEA. Uma das suas vantagens é a segurança de que a cadeia pela qual o produto foi extraído não permitiu qualquer tipo de maus tratos e exploração. Hoje em dia, essa pode ser uma certificação determinante na escolha do cliente. Isso porque o processo de produção tem sido muito discutido e preocupado grande parte dos consumidores. Além de respeitar o meio ambiente, também é importante se atentar às condições oferecidas aos profissionais envolvidos, sem contar no principal, o cuidado com os animais.

Existem 5 liberdades prezadas para que o produtor consiga a certificação BPBEA, assegurando o bem-estar animal, que são: deixá-lo livre de fome e sede; de desconforto; de dor, lesões e doenças; de medo e angústia; e livre para expressar seu comportamento natural. Esses processos exigem higienização constante dos ambientes, atividade que a Weinberger pode lhe ajudar! Aqui você encontra escovas especializadas para o setor agropecuário, atendendo as mais diferentes necessidades dos produtores. Acesse o site e confira!

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.