Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Limpeza dos tanques industriais assegura a qualidade dos produtos

Fundamentais no processo de desenvolvimento econômico do país, as indústrias fazem uso de uma série de equipamentos para a fabricação dos produtos, que exigem uma rigorosa fiscalização no que se refere à higiene. Seja por conta de resquícios de outros produtos ou mesmo por questões sanitárias, sem contar na manutenção e conservação, a limpeza dos tanques industriais é de extrema importância. Eles comportam substâncias químicas, tóxicas e alimentícias, e para garantir a integridade não só de empregados, como também das pessoas que posteriormente farão uso desses produtos, adotar as medidas certas se faz necessário. Além de ser uma atitude responsável, assegura a qualidade do que é produzido, aumentando o reconhecimento da empresa perante os consumidores.

Por se tratar de componentes muito grandes, os profissionais responsáveis pela tarefa de fazer a limpeza dos tanques industriais precisam analisar cautelosamente cada utensílio a ser utilizado, de modo a permitir uma higienização mais precisa, sem o risco de que alguma parte seja deixada de lado. Segundo a Weinberger, especialista em escovas, a utilização de materiais apropriados para esse fim é importante para chegar até as pequenas partículas que acabam se acumulando ao fundo. “Muitas vezes, essa sujeira fica sólida, o que dificulta a remoção e é justamente para tornar essa limpeza mais fácil que as escovas possuem uma grande contribuição”, afirma. Além da dificuldade em dar prosseguimento ao trabalho, um tanque sujo pode alterar sua capacidade volumétrica de armazenamento, implicar na qualidade do que está sendo produzido, ou ainda afetar diretamente a saúde do consumidor final, dependendo do item a ser posteriormente comercializado.

A limpeza dos tanques industriais também exige um cuidado com a saúde daqueles que irão realizar o trabalho. Por se tratar de um ambiente em que eles irão manter contato com inúmeros resíduos contaminados, os equipamentos adequados são indispensáveis. Toda a remoção deve ser feita por equipes especializadas nesse tipo de serviço, pois além da expertise nos processos a serem realizados, eles contam com os devidos utensílios que lhe serão úteis para que o resultado seja satisfatório. Isso pode ser feito não só de maneira manual, como também automatizada e para cada tipo, existe uma escova apropriada. Quando realizada de maneira manual, a limpeza requer que o profissional adote algumas medidas preventivas à saúde, já que estarão vulneráveis a algumas doenças. Por outro lado, o serviço automatizado permite que as máquinas realizem essa função, trazendo menos danos aos envolvidos e mais praticidade ao serviço, diminuindo o tempo gasto para a finalização.

Embora as escovas sejam fundamentais nesse processo de limpeza dos tanques industriais, não se pode deixar de lado os produtos a serem colocados nos reservatórios para ajudar na higienização, que por sua vez, devem ser aprovados pela Anvisa. O órgão tem como responsabilidade avaliar os devidos critérios necessários para que essas substâncias não interfiram na qualidade dos produtos. Todo esse processo deve ser realizado com responsabilidade e buscando proporcionar aos empregados um ambiente mais seguro para se trabalhar, livre de contaminação e com a garantia da conservação das propriedades do que é produzido.

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.