Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Comportamento do consumidor muda o mercado de bebidas não alcoólicas

Os consumidores estão cada vez mais preocupados com a saúde, por isso estão deixando os refrigerantes de lado e apostando em bebidas mais saudáveis como os sucos, água de coco e chás. Com esta tendência, o mercado brasileiro de refrigerantes, encolheu 4,6% em volume de vendas no ano passado, para 11,5 bilhões de litros e pode apresentar nova queda neste ano, entre 5% e 6%, segundo a empresa de pesquisas Mintel. Para reverter o prejuízo, as empresas de bebidas não alcoólicas, começam a investir nestes produtos.

De acordo com a Mintel, na mesma pesquisa, 31% dos brasileiros preferiram consumir bebidas não alcoólicas ao invés de alcoólicas nos últimos 12 meses. Destes consumidores, 38% afirmaram estar interessado em bebidas com benefícios oriundos de ingredientes naturais; 34% informaram que gostaria de ver mais opções de bebidas sem adoçantes artificiais; 34% gostariam de ver mais bebidas não alcoólicas com embalagens retornáveis; e 28% gostariam de ver mais opções de bebidas vegetais. Para conquistar esse público, os fabricantes têm investido na inovação de seu portfólio de produtos. Entre os principais lançamentos, 41% foram de produtos com novas embalagens, 29% foram de novos produtos e 20% foram de novas variedades de bebidas.

Entre as grandes empresas que fabricam bebidas não alcoólicas em operação no Brasil, a Coca-Cola lidera o mercado e o lançamento de inovações.  Apesar disso, a empresa divulgou em seu balanço que teve queda de 6% no volume de vendas no Brasil. A Ambev, segunda colocada no ranking de vendas, lançou uma linha de bebidas com leite vegetal à base de coco com a marca Do Bem no ano passado, a PepsiCo e a Heineken investiram em novas embalagens no mesmo período. De acordo com a Ambev, suas vendas de não alcoólicos tiveram queda de 4,3%, um resultado um pouco melhor que a média do mercado.

Apesar da importância da inovação dos produtos para conquistar os consumidores mais exigentes, as empresas precisam também investir nos processos de higienização de suas fábricas. Visto que, com ingredientes naturais e menor uso de conservantes, a proliferação de bactérias pode ser muito maior e acabar contaminando as bebidas. Para garantir a eficiência na limpeza, as fabricantes de bebidas não alcoólicas devem contar com equipamentos de qualidade como as escovas da Weinberger, que são capazes de limpar as mais diversas superfícies, inclusive o interior de garrafas. Visite nosso site e veja as escovas disponíveis.

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.