Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Entenda a importância de se fazer limpezas em hospitais

Apesar do cuidado constante que os hospitais têm em cuidar da limpeza do local para que os pacientes não se contaminem com as diversas bactérias trazidas por outros doentes e visitantes, não é uma tarefa fácil. A própria Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA),a classifica como uma das higienizações mais complexas, por exigir elevado nível de especialização.

Os produtos de limpeza são específicos, ou seja, não podem ser usados detergentes industriais ou os comuns vendidos em supermercados para limpar as salas. É recomendado que sejam usados produtos próprios, com ações bactericida, virucida e fungicida, que são eficazes na eliminação de germes.

Ao contratar uma equipe para realizar a limpeza em hospitais, devem ser treinados regularmente para que evitem contaminação cruzada entre as repartições da instituição ao usarem equipamentos de proteção individual, os EPIs, como luvas, esterilização das mãos, postura profissional e ética, além de prevenção de acidentes com objetos perfurantes. Devem também saber que há definições específicas para cada tipo de higienização, existem três delas:

Limpeza: remoção de sujeiras em uma superfície sem que suas características sejam alteradas

Descontaminação localizada: é a aplicação de qualquer solução bactericida sobre um local contaminado a fim de eliminar os micro-organismos.

Desinfecção: inativação ou destruição de qualquer micro-organismo depositado em uma superfície.

É preciso que a limpeza dos hospitais seja feita de forma frequente, divididas em duas categorias: limpeza recorrente e limpeza terminal. A primeira é a ação diária e mais simples, que é feita mesmo com o paciente dentro do quarto, pois são apenas trocados os sacos de lixo dos banheiros e limpeza do chão. A segunda é uma limpeza mais profunda e geralmente é feita após a saída do paciente por receber alta ou remoção em caso de óbito. Geralmente são limpas as mobílias, camas, janelas, teto, luminárias, portas entre outros.

É comum pessoas irem visitar os que estão doentes, por isso os hospitais devem possuir locais adequados para receber esses visitantes e evitar que contaminem o paciente ou sejam contaminados. Por isso é importante sempre deixar em locais acessíveis dispensers com álcool gel, para que esterilizem ao menos as mãos. Higienizar também as superfícies que mais entram em contato com as pessoas com as grades da cama, cadeiras, maçanetas e interruptores de luz. A Weinberger trabalha especialmente com produtos para limpeza de hospitais, acesse o site e peça um orçamento!

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.