Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Equipamentos de ordenha bem higienizados garantem qualidade do leite

A extração de um leite de qualidade só é possível se todos os equipamentos de ordenha forem devidamente limpos e organizados. Por ser um alimento com grandes chances de contaminação e proliferação de bactérias, manter a organização em dia é fundamental para a realização de um trabalho dentro das devidas exigências sanitárias. Para tanto, é preciso dedicar tempo e recurso, já que vários são os equipamentos que precisam ser limpos. Nesse sentido, adotar algumas medidas e contar com o auxílio de utensílios específicos para essa finalidade pode tornar o trabalho menos árduo e mais organizado.

As bactérias encontradas no leite podem não só estragar o produto, inviabilizando sua comercialização, como também causar sérios problemas de saúde em quem o ingerir. Elas geralmente são adquiridas por fontes externas, especialmente pelos equipamentos de ordenha, como os insufladores, além da pele dos tetos, a própria água e até mesmo o ar introduzido na linha de ordenha durante o processo. Embora muitos produtores tenham a ideia de que o resfriamento é capaz de destruir esses microrganismos, isso não deve fazer com que os cuidados com a higiene sejam deixados de lado, até porque esse processo irá apenas inibir o crescimento da bactéria e não a eliminar definitivamente.

Durante o processo de limpeza dos equipamentos de ordenha, o uso de uma água de boa qualidade também é importante, já que pode acontecer de ficar algum vestígio e isso não pode caracterizar um problema para o produtor. A limpeza tem que ser realizada em três fases, sendo elas o enxágue, a adição de detergente alcalino clorado seguido de um enxágue com detergente ácido, segundo o site Gestão do Campo. Junto dessas soluções, as escovas são grandes aliadas, indispensáveis para retirar as sujeiras mais difíceis.

Todo esse cuidado com a limpeza dos equipamentos de ordenha é importante, pois além da qualidade do leite, as bactérias também podem causar mastite nas vacas, prejudicando o animal e também a produção estimada. Na Weinberger, você encontra escovas para limpeza elaboradas justamente com o intuito de contribuir com a higienização dos equipamentos de ordenha. Basta acessar o nosso site e conferir os modelos. Aguardamos seu contato!

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.