Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Descubra qual é a melhor forma de limpar de tubos de ensaio

A limpeza correta dos instrumentos de laboratório está diretamente relacionada com a segurança dos resultados de experimentos e processos produtivos. Por exemplo, um componente estranho presente em um tubo de ensaio pode levar a alterações químicas ou situações de contaminação microbiológica. Por conta desta situação, toda responsabilidade é mais que necessária e além de conhecer bem as normas de higiene para laboratórios, também é preciso saber como realizar corretamente a limpeza de cada componente usado nos trabalhos. 

No segmento laboratorial há uma grande demanda pela limpeza para beckers, buretas, diferentes tipos de frascos e tubos de teste. Por sua vez, tubos de ensaio, peças importantes para experimentos e produção de medicamentos, necessitam de atenção especial por conta da sua estrutura frágil e estreita. A higienização destes instrumentos deve garantir a eliminação de qualquer vestígio de procedimentos passados e a integridade de seu material. 

A fabricante de escovas para higienização, Weinberger, traz pontos importantes sobre como a manutenção dos tubos de ensaios deve ser feita e quais os produtos corretos para assegurar os melhores resultados. Confira!

Timing da limpeza com tubos de ensaio

É recomendado que a limpeza seja feita logo após o uso do tubo de ensaio, para evitar o acúmulo ou ressecamento de alguma substância que passou pelo seu interior. Caso a limpeza imediata não seja possível, o ideal é que o objeto fique de molho em água com detergente neutro. 

Reagentes certos

Também é preciso lembrar que cada tipo de substância química corresponde a um reagente que vai garantir sua remoção. Por isso, é necessário compreender exatamente quando o álcool, a acetona, o metanol, entre outros elementos devem ser usados para limpeza de uma vidraria de laboratório.

Escova para tubo de ensaio

A escova apropriada para limpeza de tubos de ensaio possui formato tubular e conta com cerdas de nylon, material resistente que não oferece risco às vidrarias. Sua forma alcança todo o diâmetro do objeto e auxilia na remoção de resíduos presentes em seu interior. 

É possível encontrar escovas tubulares específicas para limpezas de peças de laboratórios em diferentes tamanhos e diâmetros, pois também são indicadas para outras vidrarias como beckers, provetas, balões, frascos e buretas. Busque pelo produto que melhor atende a sua necessidade. Durante a escolha, é importante verificar se a escova não é composta por material que pode sofrer oxidação, pois isso pode interferir nos resultados. 

A fabricante de escovas para higienização Weinberger conta uma linha especial para limpeza de tubos de ensaios e vidrarias laboratoriais que te darão segurança durante os processos. Acesse o site da fabricante ou entre em contato para saber mais sobre os produtos disponíveis.

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.