Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Higiene hospitalar: o que os funcionários têm a ver com isso?

 

Você que trabalha com saúde pública sabe como deve ser feita a devida higiene hospitalar? Devido aos altos riscos de contaminação, essa é uma tarefa que envolve uma série de procedimentos para garantir que tudo fique bem. Como colaborador, você também tem responsabilidade nisso. Se atentar ao lixo adequado para fazer o descarte correto dos materiais, seguir os protocolos de limpeza estabelecidos pela Instituição e fazer uso do uniforme são algumas das exigências a serem seguidas.

A seguir, algumas dicas de boas práticas na higiene hospitalar para que junto com o setor responsável por esse trabalho, seja possível fiscalizar se tudo está em conformidade.

Resfriadores

Em hospitais é muito comum ter geladeiras e câmaras frias para armazenar medicamentos, amostras e demais itens que precisem de refrigeração. Especialmente por se tratar de material coletado do paciente, sujeiras podem influenciar nos resultados. Isso faz com que esses espaços também precisem fazer parte dos processos de higiene hospitalar. O cuidado ao usar produtos químicos nessa limpeza também deve ser levado em consideração, já que eles têm uma parcela de influência.

Cozinha

Por mais que se fale muito nos ambientes comuns do hospital, a cozinha também merece atenção. É justamente lá que são preparados os alimentos que serão servidos aos que estão internados. Ela não pode, de forma alguma, agravar seu quadro. Por isso, todos os procedimentos de limpeza e devido manejo dos alimentos devem ser respeitados.

Riscos de contaminação

Fazer com que as chances de contaminação sejam mínimas é a prioridade quando o assunto é higiene hospitalar. Por isso, é preciso identificar de forma clara e objetiva todos os produtos utilizados e também os lixos e recipientes, para que tudo seja descartado da maneira correta.

Utensílios e equipamentos

Seja qual for o setor, o uso de equipamentos e utensílios de qualidade e apropriados para cada finalidade é indispensável. Por isso, contar com empresas especializadas nesse serviço é tão importante. São eles quem irão fazer as devidas orientações sobre como os colaboradores podem ajudar na higiene hospitalar. Eles também ficarão responsáveis por manter em dia tudo o que for necessário para o desempenho da atividade.

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.