Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Higienização da indústria de laticínios

A higiene faz parte do nosso cotidiano. As práticas de higienização minimizam a presença de microrganismos prejudiciais a nossa saúde e garantem a integridade física do nosso corpo.

Sendo a prática de higienização tão importante, a mesma é obrigatória em empresas e também é um dos fatores determinantes no sucesso e qualidade de uma marca alimentícia. Por isso empresas investem continuamente em acessórios e equipamentos de limpeza e sanitização.

1. Processo de higienização

A primeira etapa é a limpeza, que consiste na remoção de sujeiras e partículas acumuladas na superfície.
Essa remoção se dá através de ações químicas e mecânicas, onde são utilizados agentescomo detergentes específicos, água, alcalinos e escovas de diversos tamanhos e formatos, assim como esponjas, raspadores, esguichos e mangueiras.

A segunda etapa é a sanitização, onde através de produtos químicos, ocorre a significativa redução de microrganismos.

Além de questões de saúde, claramente envolvidas no processo de higienização, é necessário salientar que o investimento fornecido neste processo garante a economia, pois há menos possibilidades da criação de produtos contaminados, devoluções e rejeições.

As partículas contaminantes podem ser principalmente de origem orgânica, como por exemplo, sais solúveis em ácidos, proteínas e gorduras insolúveis em água e carboidratos solúveis em água.

2. Etapas básicas do processo

  • Pré-lavagem: Remoção departículas visíveis.
  • Lavagem: Remoção do material orgânico através de agentes químicos.
  • Enxágue: Remoção dos resíduos da lavagem, com uso de circulação de água.
  • Sanitização: Redução de microrganismos.
  • Enxágue Final: Remoção dos resíduos de agentes sanitizantes.

3. Métodos de higienização

Manual – Normalmente a limpeza é efetuada por operadores com solução detergente, água e equipamentos. Após a limpeza é executada as demais etapas até o enxague final.

O uso das escovas é indispensável neste método, pois além da variedade de escovas disponíveis, esse equipamento apresenta um excelente grau de eficácia na pré-lavagem e lavagem dos equipamentos.

Os materiais constituintes das escovas podem ser com cerdas rígidas o suficiente para retirar a sujeira, mas também flexíveis o suficiente para evitar danos à superfície.

As escovas com fibras de nylon atendem essa exigência, pois podem ser flexíveis, uniformes, duráveis e fortes ao mesmo tempo. As escovas de nylon não absorvem água e esse fator é excelente, pois a absorção de água na escova pode causar proliferação de microrganismo e causar contaminação cruzada.

escovas-tipo

Outro equipamento muito usado é a mangueira de água, que deve possuir comprimento suficiente para alcançar todas as áreas. É importante que a mangueira não possua muita pressão, pois os resíduos podem ser espalhados em partes do equipamento já limpo.

Imersão– É a lavagem apenas de partes do equipamento que sejam desmontáveis. A imersão também usa água e detergente no processo de lavagem.

Após a imersão das partes do equipamento, que varia entre 15 a 30 minutos, as superfícies são escovadas enxaguadas com água quente, processo semelhante ao manual.

Limpeza sem desmontagem ou CIP (Cleaning in Place) – Esse método representa um custo de instalação muito alto, que só é justificado para empresas de laticínio de grandes dimensões.

O CIP é um sistema fechado e automático,através de tubos e outros equipamentos específicos ao maquinário a ser limpo. Todas as áreas pré-determinadas são limpas e desinfetadas sem nenhuma necessidade da desmontagem do maquinário.

Limpeza com espuma – A aplicação é feita por meio de um gerador de espuma que pulveriza o detergente no equipamento. A espuma fica durante um determinado período, que varia conforme o tipo de detergente aplicado. Dispensa grande esforço de mão de obra, pois após a aplicação é necessário apenas uma leve escovação, para retirar o excesso do produto.

4. Comparando os métodos

Os resíduos dos alimentos que se fixam no equipamento, precisam de muita energia física empregada para um resultado satisfatório.Por esse motivo, os métodos de baixa pressão e limpeza com espuma podem ser inadequados.

Para instalações abertas, o uso do sistema CIP não é logicamente adequado, pois o CIP envolve apenas tubulações fechadas.

Por fim, recipientes grandes, abertos e que possuam espaços vazios ou zonas mortas, é preferível recorrer aos sistemas manuais.

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.