Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Limpeza e sanitização de alimentos ajudam a evitar perdas econômicas

Empresas alimentícias necessitam ter um forte controle sanitário dos alimentos, desta forma, é possível melhorar a segurança e a qualidade dos mesmos. Programas de limpeza, higiene e sanitização são fundamentais para evitar a deterioração e contaminação dos produtos.

 

Atendendo as especificações dos produtos e exigências dos padrões microbiológicos, é possível aumentar a vida dos alimentos nas prateleiras. A análise de fontes de contaminação, deve ser adotadas pelas empresas em seus programas de higiene.

 

Confira algumas das principais características para que os programas sejam eficientes com a prática de limpeza e sanitização nas indústrias de alimentos:

–  Desmontagem e limpeza facilitada;

– Superfície precisa ser lisa e contínua;

– Elimine cantos vivos e pontos mortos;

– Exclusão de dobras, soldaduras, chanfraduras e costuras com rebarbas ou ranhuras, em contato com o produto, pois são locais que podem ter contaminantes;

– Facilidade para limpeza das superfícies em contato com os alimentos;

– Evitar a contaminação do produto por metais;

– Distância adequada entre os equipamentos e o piso, para facilitar a limpeza de ambos;

– Registro de saída, preferencialmente cônico, bem perto do corpo do equipamento;

– Evite a utilização de buchas vedantes;

– Elimine as roscas na parte interna da tubulação;

– Inspeção visual quanto aos seus aspectos higiênicos.

A limpeza tem por objetivo eliminar e remover resíduos orgânicos e minerais que aderem a superfície, pois podem servir de abrigo e local de desenvolvimento de micro-organismos. Seguindo os procedimentos de limpeza da empresa e utilizando equipamentos específicos para limpeza e sanitização da indústria de alimentos, é possível  corrigir problemas que possam levar contaminação microbiológica, física e até química dos alimentos. Executando a limpeza desta forma podemos preservar a  pureza, palatabilidade e consequentemente a qualidade dos alimentos e a sua validade.

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.