Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Limpeza hospitalar: saiba como manter o ambiente limpo e seguro

Os hospitais recebem incontáveis pessoas por dia. Algumas vão para passar em consultas de rotina, outras já vão porque precisam de um tratamento urgente. Assim, pessoas com diversos tipos de vírus passam pelos corredores da instituição diariamente, aumentando a possibilidade de proliferação de bactérias e contaminação cruzada no espaço, pacientes que estão em tratamento podem ser infectados e agravar seu estado de saúde. Confira algumas dicas de como limpar e desinfetar hospitais da melhor maneira possível:

Limpeza diária

Pode parecer exagero para alguns, mas a limpeza diária é essencial. Limpar os corredores dos hospitais diariamente faz com que a limpeza fique mais leve, pois as bactérias ainda serão poucas no local. A limpeza constante é essencial, já que muitas pessoas passam e tocam em maçanetas, sentam nas cadeiras de espera, e podem deixar ou pegar germes desses locais e levar até para o paciente que vão visitar, podendo piorar a situação do doente por causa de uma pequena contaminação.  Deixar álcool gel disponível para os visitantes é um ponto positivo, pois quando utilizado corretamente, diminuirá os riscos de propagação de bactérias.

Esterilização de objetos

A esterilização de itens que serão utilizados novamente é primordial. Muitas pessoas já tiveram suas infecções agravadas por falta de esterilização de objetos, piorando seu quadro de saúde. Assim é de extremamente importante que lugares, como os quartos, sejam limpos constantemente e os lençóis trocados diariamente.

Usar germicidas, tanto em vapor como líquido, pode ajudar em uma limpeza hospitalar mais eficiente, produtos como iodo diluído em água, hipoclorito de sódio e compostos fenólicos são os mais usados. Desta forma, as bactérias são destruídas com mais facilidade e o risco de sobrar algum foco de contaminação é muito pequeno.

Usar aparelhos certos para limpeza

Passar um pano com desinfetante e anti bactericida no chão, não é suficiente. É necessário o uso de itens próprios para esse tipo de limpeza. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomenda o uso de escovas de cerdas duras com cabo longo para a limpeza pesada de banheiros. Para limpar comadres e papagaios também é importante ter escovas específicas. Na Weinberger, é possível encontrar esses e outros itens que podem melhorar a limpeza hospitalar, acesse o site e faça um orçamento dos itens necessários para uma limpeza eficiente em seu hospital.

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.