Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Planejamento ajuda a elaborar uma boa validação de limpeza nas indústrias de alimentos

Todos sabem da seriedade de fazer de forma correta a limpeza industrial, ainda mais no ramo alimentício que qualquer erro pode causar graves danos à saúde dos consumidores. Para que a limpeza seja feita de forma adequada, é importante seguir um planejamento cuidadoso que irá validar todas as etapas.

A etapa de limpeza pode ser caracterizada pela remoção das sujidades de uma superfície, através de ação mecânica e/ou química. Nesta fase, são utilizadas as escovas especiais para este tipo de serviço que irão ajudar a fazê-lo de forma mais eficientes. As escovas para o setor alimentício foram projetadas para atender todas as necessidades possíveis. As mais comuns são as para autoclave, para esteiras, bicos, agulhas, tanque misturador, escovas espanadeira, lavagem externa de equipamentos, mangueiras de transferências, garrafas, formas para sorvete, entre outras. Caso a sua indústria precise de uma escova personalizada a Weinberger pode projetá-la de acordo com a sua necessidade.

Após a limpeza é necessária a sanitização para a redução dos microrganismos ainda presentes na superfície limpa. Recipientes, objetos limpos e sanitizados garantem economia em produtos contaminados, rejeições e devoluções. A utilização de técnicas de adequadas de higienização é fundamental na obtenção de alimentos inócuos.

São as mais diversas fontes de sujidades neste ramo como gordura, proteínas, carboidratos: e sais. É indicado que a empresa siga as seguintes etapas para uma higienização eficiente: Pré-lavagem, Lavagem, Enxágue, Sanitização e Enxágue Final.

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.