Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Saiba como manter um ambiente industrial higienizado

A indústria é parte fundamental da sociedade, na medida em que atua diretamente em:

– Criação de empregos;

– Construção de produtos de utilização diária pelas pessoas;

– Etc.

Logo, o ambiente no qual as máquinas se inserem, assim como os funcionários, precisa ser amplamente cuidado. Um dos passos neste processo é a higienização.

Mas como manter o ambiente industrial higienizado constantemente, em um espaço no qual passam tantas pessoas, máquinas e equipamentos trabalham sem parar, entre outros movimentos?

A seguir, isso será explicado, a partir de algumas dicas essenciais para quem é responsável por esta função.

Utilização correta dos materiais de limpeza

Sujeiras industriais costumam ser bastante específicas, variando de uma máquina para outra, tipo de óleo utilizado, entre outros detalhes. Por isso, é fundamental que os responsáveis pela limpeza tenham este conhecimento para que apliquem os materiais corretos, nos lugares certos.

Em locais com manchas e sujeiras mais densas, são necessários agentes químicos para ajudar na diluição, não bastando produtos de limpeza mais simples, que podem servir em outros contextos.

Vale destacar a importância do cuidado nas diluições, pois são materiais químicos que, usados de forma errada, podem causar danos nas máquinas e grandes prejuízos.

Equipamentos também são fundamentais

Além de utilizar corretamente os materiais, é fundamental que a empresa industrial invista nos equipamentos de maior qualidade para a limpeza. Sejam as escovas industriais, que precisam da mais alta capacidade de limpeza, até outros tipos de materiais, o fato é que um ambiente só permanecerá higienizado se for limpo com as melhores ferramentas, além é claro da prática ideal.

Organização de um calendário

Outra dica é criar um calendário de limpeza. É possível se organizar neste sentido, porque qualquer empresa de qualidade precisa ter todos os detalhes dominados. Com alguns estudos, pode-se saber quanto tempo é necessário entre uma limpeza e outra.

Assim, cria-se um modelo preestabelecido, no qual os profissionais já sabem quando entrarão em ação para realizar o trabalho, o que minimiza o risco de passar muito tempo, as sujeiras se acumularem e dificultarem o trabalho bem-feito.

Analisar o trabalho para criar regularidade certa

Ainda relacionado com o tópico anterior, é importante destacar que a regularidade com a qual são feitos os processos de limpeza precisa ser analisada. Não adianta criar um calendário, um cronograma, e ser furado.

Se o tempo entre duas ações de higienização for grande demais, acumula-se sujeira. Se for curto, gasta-se além do necessário, podendo espalhar mais ao longo dos dias.

Ou seja, o importante é que tudo seja estudado para que se chegue ao equilíbrio, tanto para que as sujeiras não se destaquem no ambiente, quanto para evitar custos desnecessários, de fazer três limpezas em um período no qual duas seriam suficientes, por exemplo.

Minimização da produção de sujeira

Outra dica para que os ambientes industriais se mantenham higienizados e em pleno funcionamento saudável é criar uma cultura de responsabilidade por parte das pessoas envolvidas naquele espaço.

Obviamente, sujeiras serão produzidas, tanto pelos indivíduos, quanto pelos equipamentos. Mas há como minimizá-las?

Por exemplo: uma máquina fora de utilização em determinado momento pode ser desligada, economizando desgaste e produção de sujeira? Ou os funcionários podem realizar determinadas ações sujando menos o espaço?

Tendo esta responsabilidade e pensando nestes detalhes, produz-se menos sujeira e o ambiente fica mais limpo e higienizado, naturalmente.

Estas são algumas das dicas para que o ambiente industrial se mantenha higienizado de forma ideal, pelo maior tempo possível. Com organização, utilização dos materiais e dos procedimentos corretos e com o auxílio de todos os envolvidos, a empresa sai na frente, em termos de limpeza.

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.