Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Para evitar contaminação, limpeza de laboratório exige cuidados e equipamentos corretos

A limpeza e organização são essenciais em um laboratório, pois além de ser um local propício para proliferação de germes e bactérias, ainda conta com uma circulação significativa de pessoas. Assim, apenas um sistema rígido de limpeza, com os processos de higienização, esterilização e assepsia eficientes, é capaz de manter diversos tipos de materiais, equipamentos e vidrarias prontos para utilização, prevenindo acidentes e evitando a contaminação em laboratório dos espécimes e amostras analisadas.

Para remoção completa de resíduos, a limpeza de laboratório deve ser realizada com produtos específicos para higienização de ambientes relacionados a saúde e com equipamentos que garantam essa limpeza, como escovas especiais para laboratórios, capazes de remover as sujidades mais complexas dos locais mais diversos. Porém são necessários procedimentos, equipamento e produtos diferentes durante a limpeza de laboratório, visto que há diversos materiais no local, com diferentes composições como vidro, quartzo, metal, plástico, borracha e porcelana, além da possibilidade da substância manipulada ser reagente com alguns produtos e causar acidentes. 

Ao falar em limpeza de laboratório, umas das maiores preocupações são as vidrarias, tais como buretas, almofarizes, cálices e condensadores, cubas para coloração, frascos e pipetas, instrumentos que têm contato direto com análises e soluções e podem comprometer resultados, além de causar acidentes. Para conservar as propriedades do material e eliminar qualquer possibilidade de contaminação, deve-se lavar o vidro em água corrente com detergentes especiais e escovas adequadas, e depois enxaguá-lo com água destilada, repetindo o processo entre 3 e 4 vezes. A secagem deve ser de forma natural. 

A limpeza adequada de vidrarias e demais instrumentos de laboratório é fundamental para garantir a precisão dos resultados obtidos nas experiências e medições. É preciso investir na qualidade dos materiais e capacitação dos responsáveis pela limpeza, garantindo resultados melhores e a segurança dos colaboradores. 

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.