Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Conheças as boas práticas de limpeza em laboratórios de análises clínicas

Independente do estabelecimento, sempre há normas que regulam o bom funcionamento das atividades. Exemplo disso são as recomendações para a limpeza em laboratórios de análises clínicas.

Há várias medidas que regulam as atividades nos laboratórios, a fim de garantir a segurança e a melhor forma de lidar com substâncias que oferecem alguns riscos, e dentro dessas medidas se encontram recomendações a respeito da limpeza.

Dessa forma, trataremos sobre a higienização nos laboratórios e conheceremos alguns detalhes importantes para garantir o funcionamento desses locais.

Como realizar a limpeza em laboratórios

Quando a higienização nos laboratórios de análises clínicas não é feita de forma adequada, corre-se o risco de haver contaminações e erros nos diagnósticos.

Ou seja, as atividades são afetadas devido à falta de cuidados que devem ser seguidas por todos os laboratórios.

Selecionamos aqui as medidas importantes a serem seguidas para garantir a limpeza em laboratórios:

  • Diariamente, antes do começo das atividades, é necessário limpar o espaço por meio de um pano úmido e com hipoclorito de sódio;
  • Desinfecção das áreas que apresentam riscos de contaminação;
  • Esterilização de todos os materiais utilizados;
  • Depois da higienização dos equipamentos, o laboratório deve ser limpo com hipoclorito de sódio;
  • Sacos de lixo devem ser substituídos regularmente;
  • Descarte de materiais de acordo com a classificação;
  • Substituir as lâmpadas sempre que for preciso;
  • Jamais se deve varrer o piso. O ideal é sempre passar o pano úmido com hipoclorito de sódio em caso de derramamento de algum material.

Vale a pena lembrar que contar com uma equipe de limpeza especializada pode contribuir para o aperfeiçoamento da limpeza em laboratórios.

Além disso, há as escovas industriais, que auxiliam na manutenção e na limpeza do espaço laboratorial. Estas são de vários formatos e conseguem limpar materiais de diferentes espaços, a fim de evitar as contaminações.

Detalhes importantes sobre segurança química nos laboratórios

Os produtos químicos são algumas das substâncias utilizadas nos laboratórios e são um dos materiais cujos resíduos precisam ser limpos a fim de evitar determinados problemas.

Já que é necessário lidar com esses produtos, é preciso saber como são divididos para realizar a limpeza em laboratórios da forma adequada. A classificação é a seguinte: corrosivos, tóxicos, cancerígenos e explosivos.

Esses itens precisam ser devidamente rotulados e guardados sob a altura dos olhos.

Qualidade dos acessórios para limpeza em laboratórios

Até aqui comentamos sobre a importância das escovas industriais para a limpeza em laboratórios de análises clínicas. Garantir a qualidade e a durabilidade das escovas requer adquiri-las junto a uma empresa que seja compromissada com sua qualidade.

Agora, é necessário informar onde encontrá-las.

A Weinberger é uma empresa com mais de setenta anos de experiência no ramo de escovas. Além da área laboratorial, a empresa também trabalha com escovas para os setores alimentício, farmacêutico e agropecuário.

Dessa forma, se deseja aperfeiçoar as atividades do seu estabelecimento, conheça os produtos e os serviços da Weinberger e confira as vantagens que eles proporcionam.

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.