Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

O que torna o balão volumétrico essencial em um laboratório?

 

Quem trabalha em laboratório sabe que o balão volumétrico é essencial nos processos do dia a dia.

Mas, para que tudo funcione bem, é preciso manter os aparelhos e o ambiente sempre limpos. Para isso, existe uma higienização correta dos balões volumétricos que deve ser respeitada.

Assim, preparamos um artigo especial para você ficar por dentro do assunto e entender a importância desse recipiente, além de não errar na hora de limpar as vidrarias utilizadas nos laboratórios.

 

A importância do balão volumétrico

O balão volumétrico é um recipiente muito importante nos laboratórios por ser utilizado para preparar líquidos com um volume exato e preciso, geralmente usado quando o volume é maior e outros recipientes não o comportariam, como a pipeta ou a bureta, por exemplo.

Ele é fundamental também para preparar soluções que necessitam de concentrações bem definidas, assim, não há erro na quantidade necessária da fórmula.

Há uma linha em seu pescoço para que seja feita a medição do volume do líquido inserido nele e, também, uma tampa para conservar a substância.

Ele serve para medir uma quantidade de líquidos ou diluir algumas soluções. É, na maioria das vezes, produzido em vidro ou polipropileno, por isso é necessário muito cuidado ao manejá-lo e, também, ao limpá-lo.

 

A importância da higienização

Um fator muito importante para manter a qualidade dos líquidos inseridos no recipiente, e para que não haja contaminação, é a higienização. Afinal, são inseridas substâncias diversas no balão volumétrico ao longo dos experimentos laboratoriais.

Dessa forma, a higienização tem de ser feita com muita atenção e com os produtos certos e equipamentos específicos. 

O processo de limpeza funciona da seguinte maneira:

  • Passo 1 – Primeiro, é importante verificar quais substâncias foram utilizadas no balão, para, depois, escolher a melhor maneira de higienização, e verificar se precisará deixá-lo de molho de um dia para o outro em água e sabão, de preferência neutro;
  • Passo 2 – Em seguida, é essencial utilizar escovas de limpeza específicas para balão volumétrico, com o tamanho adequado.

 

Weinberger

Quem precisa dessas escovas de lavagem específicas, pode encontrá-las na Weinberger, uma indústria brasileira pioneira no ramo de escovas.

A Weinberger atende a mais de 500 fabricantes e distribuidores no Brasil, com muita inovação e qualidade em seus produtos para setores como o agropecuário, o laboratorial, o farmacêutico e o alimentício.

A empresa possui uma vasta linha de escovas para limpeza de equipamentos nos setores citados. São produtos fabricados em plástico, com cerdas plásticas ou orgânicas, específicas para atender esses segmentos.

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.