Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Veja como conquistar a validação de limpeza na sua indústria

A validação de limpeza em uma indústria nada mais é do que certificar que ela segue os devidos padrões de higiene requeridos pela Anvisa, por meio das Boas Práticas de Fabricação (BPF). O objetivo dessa validação é evitar a adulteração de produtos, bem como verificar a consistência dos processos controlados, garantindo a qualidade de cada mercadoria produzida. As indústrias têm dificuldade de conseguir passar por essa auditoria sem que seja punida e pensando em ajudar, a Weinberger traz hoje algumas dicas de como melhorar a limpeza do espaço, a fim de alcançar a validação de limpeza.

Um dos problemas que implicam diretamente na falha da validação de limpeza na indústria é a empresa não ter uma equipe qualificada para validação analítica de cada setor. Antes de realizar a validação geral, é imprescindível que pequenas avaliações tenham sido feitas e aprovadas, pois é inviável controlar os procedimentos de toda a empresa de uma única vez.

Por outro lado, os problemas de validação de limpeza das indústrias só vão aparecer caso as Boas Práticas de Fabricação não estejam sendo colocadas em prática. Seguir corretamente as orientações descritas no documento irá garantir um ambiente limpo, de maneira controlada e com paramentação exclusiva para iniciar o estudo da validação. Cuidados com presença de janelas e pia dentro da área produtiva, azulejos na parede e luminárias não embutidas também são detalhes que podem induzir ao erro na hora de validar a limpeza.

A falta de higiene é outro motivo evidente da falta de validação da limpeza, o que pode ser combatido com um cronograma de limpeza eficiente, bem como com a obrigatoriedade do uso de uniformes dentro da área produtiva, já que muita contaminação vem da roupa. Orientar os colaboradores sobre práticas de higiene pessoal é outra dica muito importante. Por fim, a padronização das soluções utilizadas para a limpeza do espaço também é necessária. Todos esses procedimentos, se realizados dentro das normas, certamente trarão bons resultados e a validação de limpeza esperada. Acompanhe o blog da Weinberger e confira dicas de limpeza em todos os setores, desde o industrial até o agropecuário, farmacêutico, alimentício e hospitalar.

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.