Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

A importância da higienização dos equipamentos de ordenha e tanques

Na medida que o processo de ordenha ocorre, é comum que o leite deixe resíduos nas tubulações por onde ele passa, sendo uma das principais fontes de contaminação para o alimento. Essa contaminação pode promover não apenas uma alteração na qualidade do leite, mas também gerar complicações para a saúde das pessoas que o consome.

Por conta disso, torna-se imprescindível que os responsáveis por equipamentos de ordenha e tanques criem um cronograma contínuo para execução dos processos de higienização, que considere não apenas uma limpeza ampla sobre os equipamentos, mas principalmente, a desinfecção completa.

Na higienização dos equipamentos de ordenha e tanques costuma-se executar duas fases, sendo a primeira a limpeza e a segunda a desinfecção dos mesmos. Em ambas as fases são usadas materiais e utensílios específicos para eliminação de resíduos, como no caso das escovas da Weinberger – que são equipamentos mais práticos na limpeza e desinfecção, justamente pelo fato de serem capazes de alcançar os espaços mais difíceis de limpar.

Assim, o uso dos materiais pode facilitar a remoção dos microorganismos patogênicos (causadores de doenças) presentes nos equipamentos de ordenha e tanques. Contudo, existe a necessidade de executar a limpeza nos momentos considerados “ideais”, que geralmente costumam ser logo após a finalização da ordenha, devido a necessidade de combinar os produtos para a limpeza e desinfecção com a temperatura e pH do equipamento.

No caso, isso é exigido, pois alguns produtos usados na higienização dos equipamentos aumentam sua eficiência ao serem aplicados em uma temperatura específica, tendo mais chances de eliminar os resíduos por completo.

Faça o orçamento das escovas da Weinberger para higienização dos equipamentos de ordenha e tanques e consiga o máximo de eficiência.

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.