Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

A importância das teteiras e como fazer a higienização correta

A higienização dos equipamentos agrícolas é muito importante para garantir a produtividade no campo. Ela mantém os equipamentos funcionando em perfeito estado e também reduz custos com a manutenção. Entre os serviços, por sua vez, está a higienização das teteiras. Se realizada de maneira adequada traz bons resultados de produtividade e cumprimento da legislação.

Como funciona a ordenha

Uma das atividades agrícolas mais importantes é a ordenha, sendo a teteira o equipamento fundamental para a execução desse método. A teteira permite que o leite, bem como seus derivados, esteja nas mesas das pessoas todos os dias. Esse consumo diário é capaz de trazer uma série de benefícios para a saúde, desde que haja um manejo adequado.

A qualidade do leite está relacionada, entre outras razões, à rotina de ordenha, que envolve a saúde dos animais, o ambiente em que estão alojados e o equipamento utilizado na ordenha.

A teteira no processo de ordenha

Para diminuir o risco de contaminação, a ordenha e o manejo dos animais devem seguir algumas regras. Só assim o leite será obtido de maneira rápida, eficiente e sem riscos para a saúde, garantindo a qualidade do produto. 

No processo de ordenha, as teteiras são importantes componentes, justamente por serem responsáveis por retirar o leite das mamas da vaca e transportá-lo para o coletor. Esse equipamento fica em contato direto com o animal e com o leite produzido, por isso, a higienização da teteira é muito importante e deve ser realizada corretamente para evitar a contaminação. 

Higienização da teteira

O objetivo principal da limpeza da teteira é a remoção dos resíduos do leite que ficam no equipamento. Basicamente, isso é realizado em três passos: pré-lavagem, lavagem principal e enxágue. 

A pré-lavagem deve ser realizada com água fria. Já na lavagem principal devem ser utilizados detergentes apropriados, água morna e a escova específica para a higienização da teteira. Por último, o enxágue final é realizado com água fria, para a remoção completa dos produtos utilizados durante a limpeza. 

As falhas no processo de higienização podem proporcionar condições muito favoráveis ao surgimento de microorganismos no equipamento, levando assim a contaminação das teteiras. Entre as consequências está o aparecimento de doenças na vaca, como a mastite.

Equipamentos especializados

Por isso, é muito importante realizar a limpeza correta da teteira com produtos de qualidade. A fabricante de escovas de limpeza Weinberger dispõe de escova para higienização de teteira, produzida sob medida para auxiliar o processo de higienização pós-ordenha. Não deixe de acessar nosso site e adquirir a sua.

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.