Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Contaminação cruzada pode causar sérios riscos a pessoas alérgicas

A contaminação cruzada é o nome que se dá ao processo que ocorre quando diferentes alimentos, entrando em contato entre si, passam substâncias de qualquer tipo um para o outro. Um risco muito comum em cozinhas e fábricas. 

É um perigo para todos, na medida em que através dela podem passar micro-organismos de uma carne para um vegetal, por exemplo: na carne eles morrem com o cozimento, mas no vegetal cru em uma salada, podem manter-se vivos.

E é um risco especialmente para portadores de alergias alimentares, pois mesmo não passando micro-organismos patógenos, um alimento que desperta a alergia de uma pessoa pode passar suas substâncias para outros alimentos.

O alérgico então pode se alimentar de algo que considere seguro e mesmo assim ser contaminado. Por exemplo: um alérgico a amendoim come um doce sem essa leguminosa, mas esse doce foi preparado em máquinas que tiveram contato com amendoim.

A alergia será desperta da mesma forma, e é a falta de cuidados com a higiene que colocam em risco o consumidor. Para evitar ao máximo esse tipo de perigo, vamos conhecer algumas dicas contra a contaminação cruzada.

5 dicas para evitar a contaminação cruzada em todo tipo de cozinhas e fábricas

1 – Higienização constante de talheres e panelas

Higienizar talheres – como facas e outros utensílios, bem como as panelas usadas entre o preparo de um tipo de alimento e outro, é um cuidado essencial para evitar que haja contaminação cruzada através desses materiais.

2 – Lavagem frequente das mãos

O mesmo ocorre com as mãos, que hora pegam um tipo de alimento e hora outro, podendo passar substâncias alérgicas entre os alimentos. Portanto, lavá-las entre o manuseio de alimentos diferentes é fundamental.

3 – Cuidado no armazenamento de alimentos

É necessário que alimentos diferentes sejam armazenados em repartições distintas. Por exemplo: a carne de boi deve estar separada dos frutos do mar na geladeira para que não leve as substâncias alérgicas dos frutos do mar para quem tem alergia.

4 – Tábuas diferentes para alimentos de tipo diferente

Um grande vetor de contaminações cruzadas são as tábuas de corte: se nelas são manuseados diferentes tipos de alimentos constantemente. Dessa forma o ideal é que tábuas diferentes sejam utilizadas para alimentos diferentes.

5 – Higienização de cantos e tubos com escovas específicas

Os cantinhos mais inacessíveis de processadores, máquinas e outros utensílios, bem como seus tubos, acabam acumulando sujeira e sendo extremamente propícios para a contaminação cruzada.

O uso de escovas especiais que alcançam todo tipo de cantos e tubos, como as oferecidas pela Weinberger, é, portanto, uma ótima prática contra a contaminação cruzada.

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.