Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

4 processos de limpeza focados para cada indústria

Abordaremos como em cada indústria a questão da limpeza, o tipo de equipamento e até o design dos elementos a serem limpos impacta em procedimentos de higienização.

Aqui no Blog Weinberger vamos detalhar um pouco as etapas de lavagem, escovação e ainda observação de como você industrial pode se organizar para ter procedimentos.

Tais procedimentos melhoram a produtividade e a qualidade de seu produto final. Vamos a eles:

  1. Indústria de alimentos

Ao longo dos últimos anos, a indústria alimentar tem embarcou em uma operação que chama de “rótulo limpo”, com o objetivo de retirar os ingredientes industriais mais gritantes e aditivos, substituindo-os substitutos que soam bem mais benigna. Algumas empresas têm reformulado seus produtos de uma forma genuína, sincera, substituindo ingredientes com substitutos que são menos problemáticas. Outros, convencidos de que eles podem repassar o custo para varejistas e consumidores, voltaram-se para uma nova gama de substâncias mais baratas que lhes permitam apresentar um rosto limpo e rosada ao público.

Extratos de supostos temperos que viram antioxidantes-som techie (E300-21), como butil-hidroxianisol (BHA) butil-hidroxitolueno e (BHT), tudo com o objetivo de aumentar a vida útil do produto. O pior que este tipo de substância é extraída usando dióxido de carbono ou solventes químicos – hexano (proveniente da destilação fraccionada de petróleo), etanol e acetona. O mesmo pode se observar em alguns tipos de macarrão sabor galinha, cujo extrato de levedura tem uma elevada concentração do aminoácido glutamato, a partir do qual o glutamato monossódico ou MSG, um dos aditivos mais evitado, é derivado.

Como auxiliar através da limpeza a produção de alimentos com mesmo química. Para começar, essa indústria está bem atrelada aos avanços e incentivos dados à indústria agropecuária nacional.

Produtos que podem e devem ser usados na base da produção de alimentos, como leite e seus derivados:

  • Treinamento da equipe de profissionais que extraem o leite para manter tanto as mãos lavadas quanto o ambiente de coleta do leite higienizado.
  • Botas de borracha, luvas, mangueiras para lavagem antes e depois do processo de ordenha, bem como o uso de escovas industriais especiais para as ordenhas, como estas:

    ESCOVA-PARA-LAVAR-BOTAS-EM-MAQUINAS-400x328

    1 – escova para limpar botas da Weinberger

2 - Escova para limpar teteiras

2 – Escova para limpar teteiras

2 – Indústria agropecuária

Engenheiro e professor Fabio Ribas Chaddad, acredita que o desafio de nossa indústria agropecuária seja o de transformar a produção de subsistência em produção industrial. Fazer com que a atividade se profissionalize.

“O agronegócio brasileiro é o melhor do mundo. O país é um dos principais produtores e exportadores de alimentos, como soja e milho, e de proteína animal, como carne bovina, suína e de aves, mas um de seus produtos, o leite, em razão da baixa produtividade e carência de maior organização acaba sendo prejudicado neste processo”. Fabio Ribas Chaddad- associado no Insper e na Universidade de Missouri (EUA)

Chaddad afirmou que a produção de leite no Brasil precisa melhorar substancialmente em qualidade, quantidade e o produtor precisa ter uma maior apropriação dos valores que seu produto gera. O professor inclusive apresentou dados da própria ONU – Organização Mundial de Saúde para enfatizar suas afirmações.

A produtividade, segundo ele, passou de 1.192 litros de leite por animal/ano para 1.492 litros por animal/ano, o que representa um crescimento de 25,16%, mas que fez com que o Brasil subisse 13 posições no ranking mundial de produção de leite, mas ainda muito distante de países como Estados Unidos e Canadá, por exemplo.

Para o implemento do setor agropecuário devemos seguir preceitos já estabelecidos de limpeza e higienização utilizados nos países acima citados:

Tabela de procedimentos de higienização do ambiente de extração do leite, desde o cuidado com o bem-estar dos animais até a verificação de quaisquer contaminantes ou bactérias no produto final.

Tabela de procedimentos de higienização do ambiente de extração do leite, desde o cuidado com o bem-estar dos animais até a verificação de quaisquer contaminantes ou bactérias no produto final.

 

3 – Indústria Laboratorial e Hospitalar

Houve também um aumento no uso da metodologia de validação de limpeza para serviços de saúde, que são relativamente bem estabelecidos dentro das recomendações que vêm do CDC e da OMS. No entanto, às vezes há uma lacuna para gerir de forma eficaz os riscos ambientais que contribuem para infecções. Este é o lugar onde metodologia de validação de limpeza entra.

Por exemplo, a empresa VeriClean Diversey criou uma solução de validação de limpeza abrangente, projetada para cuidados de saúde, o que faz exatamente isso – além de melhorar o cumprimento de limpeza; ele também enfoca os processos de limpeza que estão sendo usados ??para limpar um espaço clínico. Novas tecnologias e produtos desempenham um papel preponderante na prevenção de infecção, mas as soluções mais “fundamentais” que abordam os métodos efetivos de limpeza são vitais para ajudar a reduzir o risco de contaminação do meio ambiente e, finalmente, reduzir as taxas de infecção.

Escovas Weiberger para limpeza de balão volumétrico

Escovas Weiberger para limpeza de balão volumétrico

 

 

4 – Indústria farmacêutica

Nos Estados Unidos os procedimentos com as escovas industrias para limpeza de vidraçarias e demais objetos utilizados em laboratório são supervisionados pela FDA – U.S. Food and Drug Administration – instituição que também cria procedimentos escritos (POP ‘s) detalhando como será o uso de escovas e demais objetos de limpeza nos equipamentos de laboratórios.

Da mesma forma, se as empresas têm um processo para a remoção de resíduos solúveis em água e um outro processo para resíduos não solúveis, elas devem deixar claro como irão abordar ambos os cenários. Os dados relatados devem apoiar uma conclusão plausível e assertiva de que os resíduos foram reduzidos a um “nível aceitável.”

Várias questões precisam ser abordadas quando se avalia o processo de limpeza. Por exemplo, em que momento é que uma peça de equipamento ou sistema deve ser limpo? Será que ela pode ser esfregada à mão? O que é conseguido através da lavagem em vez de apenas uma lavagem com solvente e à mão? Lavar peça por peça muitas vezes é mais garantido, tudo que fazer uma lavagem de todas num único procedimento? As respostas a estas questões são obviamente importantes para a inspeção e avaliação do processo de limpeza uma vez que se deve determinar a eficácia global do processo. As respostas a estas perguntas podem também identificar os passos que podem ser eliminados de medidas mais eficazes e resultam em economia de recursos para a empresa.

O design de cada equipamento também conta e muito, não só para FDA mas também para qualquer empresa do segmento de limpeza que possua escovas para esta área. Por exemplo, há as grandes indústrias que utilizam um processo automático de limpeza, porém algumas tubulações ou mesmo válvulas em esfera destas empresas necessitam de uma averiguação apurada, especialmente no caso das empresas de fármaco a granel, pois o processo de limpeza pode se tornar mais complexo.

 

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.