Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Descobertas em Saúde e Parceria com o Segmento de Limpeza

O prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia de 2015 foi concedido aos cientistas William C. Campbell, irlandês, e Satoshi Omura, japonês, por criarem novas terapias para combater doenças causadas por vermes nematódeos e para YouYou Tu, chinesa, por desenvolver uma nova terapia contra malária.

Campbell e Omura descobriram uma nova droga, avermectina, que reduziu radicalmente a incidência de oncocercose (a “cegueira dos rios”) causada pelo verme Onchocerca volvulus, e pela filaríase linfática, infecção por trás da elefantíase, causada por vermes do gênero Filarioidea.

Já a chinesa Tu descobriu a artemisinina, droga que combate os plasmódios, parasitas causadores da malária.

“Essas duas descobertas forneceram à humanidade novos e poderosos meios de combater essas doenças debilitantes que afetam milhões de pessoas anualmente”, afirmou o comitê do Nobel em comunicado à imprensa. “As consequências em termos de melhora da saúde humana e redução do sofrimento são imensuráveis.”

O papel de Omura na descoberta da avermectina se deu a partir da expertise que o cientista tinha em cultivar bactérias do solo. Ao criar milhares de culturas do gênero Streptomyces, ele conseguiu identificar várias delas que produziam substâncias tóxicas para outros organismos.

Todas estas descobertas foram possíveis porque tais cientistas se prestaram a debruçar horas e anos a fio em pesquisas de laboratório. Vamos tentar recriar aqui como pode ter sido o ambiente destas descobertas, como funciona a limpeza de determinadas vidraçarias para o cultivo de bactérias.

Como acontece a limpeza da vidraçaria para cultura

parasita da malaria_weiberger

Os tubos de cultura devem ser esterilizados antes da limpeza. O melhor método para esterilização de tubos de cultura é por tratamento em autoclave durante 30 minutos a 121 ° C. Depois os tubos são esvaziados, utiliza-se escovas especiais para limpá-los em água e detergente, enxaguar abundantemente com água da torneira, lavar com água, deixar em água destilada em um recipiente e então secá-los.

É imperativo que todos os sabões, detergentes e outros líquidos de limpeza sejam removidos dos copos completamente antes do uso. Isto é especialmente importante com os detergentes, produtos fáceis de interferir com reações sorológicas e culturais.

Depois de limpar, lavar os utensílios de vidro com água corrente da torneira. Quando tubos de ensaio, graduados, frascos e recipientes semelhantes são lavados com água da torneira, deixe a água a correr em seguida, preencher, em parte, cada peça com água, completamente pelo menos seis vezes. Pipetas e buretas são melhor enxaguados anexando tubo de borracha para a torneira, em seguida, fixar a extremidade de distribuição das pipetas ou buretas a uma mangueira, permitindo que a água escorra através deles.

Lave os utensílios de vidro em uma grande banheira de água destilada. Enxágüe com água destilada. Para conservar a água destilada, use um de cinco galões garrafa como um reservatório. Armazená-lo em uma prateleira perto de sua área de limpeza. Anexar um sifão para ele e usá-lo para reabastecer o reservatório.

Para ensaios microbiológicos sensíveis, a limpeza meticulosa deve ser seguida de lavagem por 12 vezes em água destilada.

Vidreiros que estão contaminados com coágulos de sangue, por exemplo, ou meios de cultura, placas de Petri devem ser esterilizados e são melhor processados ??no laboratório, colocando-os num balde grande ou caldeira cheia de água, na seguinte proporção 1-2% de sabão ou detergente suave adicionado, e fervidos durante 30 minutos.

No caso da descoberta que mencionamos, com a cultura de bactérias, o uso do autoclave é uma norma.

 

Vidraçarias e agentes de limpeza

Ao lavar, sabão, detergente, ou pó de limpeza (com ou sem um abrasivo) podem ser usados. A água deve estar quente. Durante a lavagem, todas as partes do material de vidro devem ser cuidadosamente esfregadas com uma escova. Isto significa que um conjunto completo de escovas estar à mão para a possibilidade caberem em tubos de ensaio grandes e pequenos, buretas, funis, graduados e vários tamanhos de frascos e garrafas.

Escovas giratórias são valiosas para um grande número de tubos ou frascos processados. Não use escovas de limpeza que são tão desgastados que a coluna atinge o vidro. Arranhões graves podem resultar. Vidro riscado é mais propenso a quebrar durante as experiências. Alguma marca na superfície uniforme de material de vidro é um potencial ponto de ruptura, especialmente quando a peça é aquecida. Não permita que o ácido entre em contato com o vidro antes do detergente (sabão ou), ele deve ser completamente removido.

 

Para a história:

Campbell, nascido em 1930, trabalhava para multinacional farmacêutica Merck na época da descoberta do medicamento, na década de 1970. Hoje é pesquisador emérito da Universidade Drew, de Nova Jérsei (EUA). Omura, nascido em 1935, é professor emérito da Universidade Kitasato, de Tóquio. Tu, nascida em 1930, formou-se em farmacologia na Universidade Médica de Pequim e hoje é professora-chefe da Academia de Medicina Tradicional Chinesa.

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.