Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Limpeza industrial: importância e como fazê-la corretamente

A limpeza industrial é essencial para prolongar a vida útil dos equipamentos e máquinas utilizados nos processos fabris e assegurar a qualidade dos itens fabricados: afinal, resíduos, sujeiras e bactérias podem contaminar a produção.

A contaminação é um problema ainda mais grave no contexto da produção de alimentos, pois a presença de microrganismos em tubulações, saídas e tanques pode comprometer a saúde das pessoas e acarretar uma série de prejuízos para a indústria. Daí a importância da limpeza. 

Como fazer a limpeza industrial corretamente

As etapas que integram a limpeza industrial variam de acordo com o ambiente, utensílio e equipamento a ser limpo. Já os produtos usados em sua efetivação também podem variar a depender do material a ser removido e do segmento de atuação da indústria.

Por isso serão apresentadas algumas das etapas mais comuns e mais aplicadas na limpeza industrial:

  • Hidrojateamento: Ideal para limpeza de tanques, reservatórios e tubulações, o hidrojateamento consiste em injetar água a alta, média ou baixa pressão para remover resíduos pastosos, líquidos, sujidades comuns, óleos e sujeiras incrustadas;
  • Escovas: A limpeza manual de dispositivos, especialmente bicos, entrada e saída de canos e válvulas, é feita com o uso de escovas fabricadas em aço carbono e inox, latão, crina e nylon, que são flexíveis e formatadas para alcançar até locais mais difíceis;
  • Escovas circulares: Limpam, dão polimento e removem rebarbas. Já as escovas circulares com fio trançado são ideais para uso em ferramentas de alta rotação, limpeza de blocos e outros locais difíceis de serem acessados;
  • Produtos de sanitização: Dentre os mais usados na indústria alimentícia e farmacêutica podem ser citados os a base de cloro, água sanitária, detergentes alcalinos e ácidos (para remoção de resíduos minerais e orgânicos) e desengordurantes;
  • Tratamento do piso: O chão da fábrica também merece atenção, por isso é cada vez mais comum que ele seja tratado e impermeabilizado para que produtos nocivos, como graxa, solventes, óleos e resíduos não penetrem e causem danos a eles. 

Escovas para limpeza de máquinas e do ambiente

A Weinberger é especializada na fabricação de escovas para os segmentos industrial, farmacêutico, laboratorial, hospitalar, agropecuário e muitos outros, e sempre zela pela qualidade de seus produtos ao controlar de perto todo o processo de produção.

Todas as escovas possuem longa durabilidade, cerdas confeccionadas com materiais de boa procedência, como aço, crina e nylon e, a depender do modelo, podem ser usadas em limpezas manuais, automatizadas, dentro e fora do ambiente industrial. 

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.