Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Limpeza de máquinas: como fazer adequadamente


A limpeza de máquina industrial, assim como todo o ambiente onde está inserida, não é uma missão tão fácil de ser realizada. Afinal, são vários detalhes e áreas que merecem cuidados específicos. 

Além disso, o tráfego de profissionais que atuam nesses locais é intenso, e os produtos que são manuseados podem dificultar a higienização. Portanto, para ser feita de maneira adequada, a limpeza de máquina industrial precisa de organização. Para lhe auxiliar nessa função, separamos um checklist com os principais pontos a serem observados. 


Dicas sobre limpeza de máquina industrial 


A área de produção onde ficam as máquinas é um dos espaços que merece maior cuidado com a limpeza, principalmente quando o setor é ligado à manipulação de alimentos, medicamentos ou algum outro produto que necessita de um controle rígido em relação à higiene. 


Veja, abaixo, alguns pontos importantes para se atentar quanto à limpeza de máquina industrial: 

  • Para a higienização de máquinas mais delicadas, é recomendado o uso do jateamento de gelo seco. Esse processo remove a sujeira de maneira suave e costuma ser utilizado para a eliminação de diferentes tipos de sujidades dos equipamentos, como óleos, graxas, tintas, corantes etc.; 
  • O aspirador industrial é uma outra opção para a limpeza das máquinas, já que possui bocais robustos e é mais resistente ao desgaste natural;
  • Do mesmo modo que as máquinas exigem uma atenção especial, as peças que compõem os maquinários também precisam, uma vez que acumulam sujeiras com o passar do tempo e dificultam o funcionamento dos aparelhos, podendo até mesmo infectar a linha de produção; 

Vale ressaltar que a manutenção no ramo da limpeza precisa ser realizada corretamente. A periodicidade da higienização previne acidentes e outros tipos de problemas relacionados à produção das indústrias. 


Produtos fundamentais para a limpeza de máquina industrial 


Para evitar problemas futuros e danos ao funcionamento das máquinas, os produtos de limpeza e toda a parte de materiais que serão utilizados durante o processo de higienização deve ser bem definido. 

Os produtos à base de água e sem solventes são os mais indicados, pois retiram as manchas e outras sujeiras sem agredir os equipamentos. Há também as escovas específicas para esse tipo de serviço. 

Na Weinberger, a primeira no ramo de escovas brasileiras, você encontra os mais variados tipos de escovas para higienização de máquinas. 

A empresa possui o serviço de consultorias a negócios e organizações em geral e que necessitam de um projeto de padronização de escovas para fazer a assepsia nas áreas de produção industrial. 

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.