Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Entenda porque é fundamental fazer a higiene da teteira com escova


As teteiras são importantes componentes no processo de ordenha. No entanto, em função do contato direto com o corpo do animal e com o produto obtido, sua limpeza é de extrema importância. Nesse contexto, a higiene da teteira com escova oferece um grande número de benefícios.

Por este motivo, o artigo deve ser considerado de forma criteriosa no momento da escolha de equipamentos para a assepsia da peça.


Potencial de contaminação durante a ordenha


O mercado alimentício é regulado por uma série de normas bastante rígidas, que visam garantir a salubridade dos produtos destinados ao consumidor final e aos processos produtivos. Por isso, prezar pelas condições sanitárias adequadas durante a ordenha é fundamental.

Essa conduta inclusive ajuda a prevenir perdas (tanto por produtos estragados quanto por veto da fiscalização), contribuindo para a saúde financeira do negócio. Assim, a higiene da teteira é essencial.

Isso porque esta peça faz a ponte entre o animal (que por estar em contato com o ambiente naturalmente é coberto de bactérias e fungos) e o equipamento de ordenha, fazendo a junção entre os dois e conduzindo o fluxo de leite obtido. Portanto, o equipamento tem alto risco de contaminação, podendo causar prejuízos ao produto logo nas suas primeiras fases produtivas.

Além disso, diferentes materiais empregados nas teteiras podem representar níveis diversos de riscos de contaminação. Tal fator se dá em decorrência da porosidade e do potencial de proliferação de colônias de microrganismos em cada matéria-prima.


Por que utilizar escova na higiene da teteira?


Diante dos riscos de contaminação nas teteiras, há uma diversidade de produtos químicos destinados à sua assepsia. No entanto, seu princípio ativo pode não ser totalmente eficaz.

Além disso, o design variável das teteiras contribui para a existência de pontos onde o produto de limpeza não chega. Por sua vez, a geometria da superfície do material da teteira também pode contribuir para proteger microrganismos.

Com o uso da escova específica para realização da higiene da teteira, os contaminantes são removidos de forma mecânica, por atrito, não restando nem mesmo em superfícies porosas. 

Além disso, as escovas são fabricadas em diversos designs que se adequam aos formatos de cada modelo de teteira. Assim, auxiliam na distribuição do produto de limpeza ao longo de toda a peça. Por isso, são imprescindíveis para uma higienização adequada nas teteiras. 

A Weinberger fornece uma ampla gama de escovas para teteira que garantem eficiência e segurança na assepsia dos equipamentos, aumentando a qualidade na produção do leite!


Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.