Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Escova para tanque misturador: Para que serve e como usar?

O tanque misturador é indicado para aplicações em que seja necessário misturar dois ou mais elementos, nos estados sólido, líquido ou pastoso, a fim de se obter um produto em particular, resultado da mistura em questão, de textura uniforme e homogênea.

A indústria de alimentos deve seguir uma série de determinações de higiene, e com o tanque misturador não é diferente. Por isso, há a necessidade de se utilizar uma escova específica para sua limpeza.

A importância da limpeza do tanque misturador com uma escova específica

É prioridade cuidar das condições de higiene em uma empresa, principalmente quando se trata de indústrias de alimentos, já que estas fazem uso de matéria-prima perecível. Negligenciar esse cuidado com a limpeza pode causar graves problemas na fabricação.

O produto que será comercializado pode perder em qualidade e ainda gerar problemas mais graves, como doenças ao consumidor final. Quando se trata de alimentos, o zelo deve ser redobrado em todas as etapas de fabricação.

Um cuidado essencial é a utilização de materiais de limpeza específicos para as máquinas de produção de alimentos. Para o tanque misturador, por exemplo, deve-se utilizar uma escova especialmente fabricada para ele.

Além da escova especial, é recomendável realizar um planejamento de toda a limpeza do tanque misturador. E a limpeza eficaz depende dos fatores:

  • impacto,
  • tempo, 
  • concentração química 
  • temperatura.

Utilizar esse procedimento e cuidados é imprescindível para facilitar o processo de limpeza e deve ser realizado seguindo as devidas especificações de órgãos como a Anvisa, além de permanente revisão de seu funcionamento adequado.

Especialista em escovas de higienização

A Weinberger é especialista em escovas de higienização. A empresa conta com produtos para limpeza manual, que é um dos procedimentos que as indústrias de alimentos podem recorrer quando se trata de um tanque misturador. 

Nesse processo, o operador precisa entrar no tanque para limpar, o que exige conformidade com a Norma Regulamentadora 33 (NR 33), que estabelece critérios mínimos para a segurança do colaborador. 

Outro critério necessário é a disponibilização de mais de um funcionário para realizar o procedimento, além de condições atmosféricas adequadas para a eliminação de gases antes que o processo inicie.

Outra opção que a Weinberger oferece é a limpeza automática, uma alternativa mais econômica e eficaz. Lembrando que, para ambos os procedimentos, é necessário utilizar não só equipamentos adequados, mas contar com um plano de higienização. 

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.