Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

ANVISA disponibiliza guia para Validação de limpeza em indústrias farmacêuticas

Este documento é direcionado para as empresas do setor farmacêutico que tem como objetivo orientar da melhor maneira os laboratórios que executam a validação de limpeza, para que todos os procedimentos fiquem evidentes e facilitem os colaboradores na hora de remover contaminantes para que atinjam níveis aceitáveis.

 

São pelo menos três rigorosos testes em máquinas e equipamentos. O primeiro é a a limpeza meticulosa da superfície, logo após uma amostragem de resíduos de produtos de limpeza ou medicamentos na superfície analisada e por fim a medição dos níveis de resíduos usando equipamentos adequados.

 

Procedimentos como esses envolvem coleta de amostras com alto grau de confiabilidade, então, é preciso analisar os testes para que não contenha nenhuma identificação visual da presença de resíduos em superfície de máquinas ou equipamentos.

 

Todo processo físico ou químico para a validação de limpeza tem por objetivo eliminar qualquer organismo patogênico, principalmente com a ajuda de soluções desinfetantes, buchas e materiais apropriados para este tipo de limpeza como escovas para bicos de máquinas, escova para bancada ou até escovas para lavar botas em máquinas, entre outros que você encontra na Weinberger, especialista em escovas de laboratórios, agropecuária laticínios.  

 

O guia da Anvisa não serve apenas para que empresas farmacêuticas atendam determinações regulatórias vigentes de Boas Práticas de Fabricação (BPF), mas também tem o objetivo de trazer informações para os fornecedores, na produção de equipamentos específicos para este segmento, como é o caso da Weinberger.

 

Para ajudar as empresas e com o intuito de tornar a validação de limpeza compulsória, é preciso que dedique um tempo para elaborar as metodologias para que seja detectado os resíduos, diminuindo a adulteração de medicamentos, seja eles para humanos ou para fins veterinários.
O Guia pode ser baixado diretamente no site da Anivsa ou através deste link . As abordagens do Guia não são únicas na hora de validar a limpeza, desde que sejam cientificamente justificáveis para que demonstrem que o procedimento de limpeza realmente produzindo resultados eficazes.

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.