Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Desafios do setor agropecuário, produtores de leite e normas de limpeza

A Embrapa vem auxiliando o setor agropecuário na recuperação de pastagens e na melhoria do manejo através de um programa especial, o ILPF – Integração Lavoura Pecuária Floresta – que mesmo ainda com algumas falhas é uma tentativa de orientar os produtores.

De acordo com o pesquisador de gado de corte da Embrapa, Roberto Giolo, as orientações são no sentido de melhoria da alimentação do rebanho e das pastagens degradadas, implementando a produtividade da pastagem.

Segundo o pesquisador, o ILPF serve para todos os níveis de produtores, lavoura e plantio, com o incentivo de culturas como milho, soja e até arroz.

Boas práticas da Embrapa para produção de leite:

  • Vacinação febre aftosa, raiva
  • Inspeção quanto a parasitas externos
  • Manejo sanitário – programa efetivo, sistema de identificação individual dos animais
  • Animais com mastite devem ser ordenhados por último
  • Utilização de produtos químicos para limpeza
  • Acondicionamento dos produtos
  • Higiene de ordenha, item essencial para as exigências do mercado
  • Instalações e equipamentos
  • Ordenha mecânica
  • Ordenha manual
  • Armazenamento do leite
  • Boa drenagem e ventilação
  • Equipamento de ordenha limpa após, evitar e ficar atento para qualquer acúmulo de sujeira na máquina de ordenha
  • Lavar as mãos
  • Teteiras limpas e secas
  • Limpar e desinfetar os animais antes da ordenha
  • Os baldes devem ser descontaminados, para tanto pode-se utilizar uma escova industrial e manual, com cerdas em nylon, e o tanque deve ser limpo antes da refrigeração.

FAO _imagem_ produçao_artigo leite

Para o bem-estar do animal outros procedimentos de limpeza estão previstos, como a higienização e inspeção das calhas de bebedouros, sendo que a questão do bem-estar animal foi lançada aos produtores pela instrução normativa 51. O objetivo, segundo explicam os especialistas do setor, é chegar ao padrão europeu, ou seja, a diminuição de bactérias por ml de leite extraído.

A Embrapa disponibiliza também um kit de higienização para os produtores, contendo um balde no qual deve ser colocar cloro com água, um coador após a ordenha, utilizar o balde que possui uma cobertura que evita o contato do ordenhador com o leite extraído, uma mangueira para lavar as mãos e o animal. O balde deve ser limpo com detergente especial alcalino para retirar a gordura que costuma se acumular nestes utensílios.

Na rotina de limpeza, após a ordenha, é essencial o controle de bactérias, através da remoção de resíduos de leite a partir de superfícies internas, processo que mantém o controle dos patógenos que podem causar mastite.

A contagem de células somáticas (CCS) é um dos principais indicadores da qualidade do leite. A maioria das células somáticas são os leucócitos (glóbulos brancos). Esta contagem é quantificada como o número de células por mililitro de leite.

A imersão das teteiras em hipoclorito de sódio diluído após a ordenha vacas mastíticas é uma prática padrão como forma de tentar reduzir contagem de células somáticas (SCCs) para atender à crescente demanda de qualidade de leite dos compradores.

Valor Agregado ao leite

A união entre ação química e mecânica é um dos procedimentos de limpeza mais efetivos para a retirada do leite extraído durante a ordenha.

Os detergentes alcalinos atuam na remoção dos compostos orgânicos das superfícies, já os detergentes ácidos conseguem remover pedras do leite e devem ser usados depois dos alcalinos. Já os satinizantes tem como objetivo reduzir a contaminação bacteriana existente entre duas ordenhas. A indicação é que sejam aplicados logo antes do início da extração do leite, como exemplo destes componentes químicos temos o hipoclorito, iodo e amônia quaternária.

Sobre a temperatura da água aliada a estes detergentes, para que a remoção de gordura ocorra é necessário que estas soluções estejam acima de 38º C em todos os ciclos, pois a gordura do leite se solidifica abaixo de 35ºC.

Com itens de limpeza constante do espaço e do animal, contagem celular e atenção ao processo de ordenha e equipamentos de limpeza, o leite ganha valor agregado, como podemos resumidor o processo da seguinte forma: higiene das operações e do meio ambiente, prevenção das mastites e respeito às legislações de bem-estar do animal.

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.