Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Descubra como práticas de higiene evitam a mastite nas vacas leiteiras

Os rebanhos leiteiros são constantemente afetados por doenças que acometem as vacas. Além de trazer mal-estar ao animal, elas causam uma série de prejuízos na quantidade e também na qualidade da produção do leite. Embora seja bastante frequente, a recorrência da mastite nas vacas leiteiras pode ser minimizada com medidas preventivas de higienização das teteiras, bem como do espaço de ordenha.

Considerada uma inflamação nas glândulas mamárias, a mastite nas vacas leiteiras, em seu estágio mais simples, consegue ser identificada por conta da mudança de comportamento do animal e dos sinais que passam a ficar em evidência, como as alterações na mama, a presença de coágulos no leite, além da redução da produção. A qualidade do produto também fica comprometida, uma vez que o teor de gordura e lactose tende a cair, bem como as taxas de proteína, sódio, cloreto e cálcio.

Os avanços na medicina veterinária permitiram a descoberta de antibióticos para o controle da mastite nas vacas leiteiras, cuja eficácia tem surtido efeito desde 1945, e se estende até os dias atuais. Porém, como a administração de medicamentos em animais de produção pode interferir no resultado do produto a ser extraído, antes do remédio a orientação é que o produtor espere de 24 a 36 horas e verifique se há cura espontânea.

Sobretudo, para um processo mais produtivo, é imprescindível investir em boas práticas de limpeza. Vários estudos já avaliaram medidas que pudessem reduzir as chances da mastite nas vacas leiteiras, como a imersão dos tetos em solução desinfetante e a manutenção dos equipamentos pós-ordenha. Tudo isso se torna mais prático quando se faz uso de utensílios específicos, que contribuam com a eliminação da sujeira de difícil remoção, como as escovas. Assim, é possível favorecer um ambiente com menos probabilidade de contaminação.

Na Weinberger é possível encontrar escovas especiais para o segmento da agropecuária, inclusive para higienização da teteira e do balde de leite, para que você cuide da saúde do animal e também minimize as perdas na produção. Não deixe de consultar o site, conferir os produtos disponíveis e solicitar um orçamento.

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.